Leiriense João Ferreira vence 8.ª etapa do Dakar Rally

Aos 23 anos, João Ferreira continua superar-se e a mostrar todo o talento que possui enquanto piloto de todo-o-terreno. Este domingo, venceu a oitava etapa do Dakar Rally na categoria T3, habitualmente conhecida por ‘protótipos leves’.

Na Arábia Saudita, onde se estreia na mais difícil, mediática e cruel maratona de todo-o-terreno do planeta, o jovem de Leiria, navegado por Filipe Palmeiro, já tinha mostrado bom ritmo com um segundo e um terceiro lugares em etapas.

Os resultados foram agora confirmados. João Ferreira assumiu as rédeas da prova ao km 90 e nunca mais olhou para trás.

Venceu a etapa, de 346 quilómetros, entre Al Duwadimi e Riade, com 17 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o espanhol Francisco Lopez Conchardo, da Red Bull Can-Am Factory Team.

“É um orgulho enorme levar mais longe o nome de Portugal”, sublinhou João Ferreira. “Esta etapa correu-nos bem desde o início. Não apanhámos pó e foi uma etapa 100% limpa, onde impusemos um ritmo forte. Foi uma etapa dura, com muita pedra e areia no final, dunas muito grandes. Ultrapassámos todos os desafios e conseguimos a nossa primeira vitória no Dakar.”

Esta é uma conquista« histórica, pois trata-se do primeiro triunfo do YXZ1000R Turbo Prototype SXS da X-Raid Yamaha Supported Team, tornando a Yamaha no primeiro construtor a conquistar etapas nas categorias de motocicletas e automóveis do Dakar.

O último ano tem sido a afirmação para o piloto de Leiria, que se sagrou campeão nacional, ibérico e europeu de todo-o-terreno, então ao volante de um Mini John Cooper Works.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário