Organizado pelo Bairro dos Anjos, o International Leiria Trophy é, por si só, uma prova relevante do calendário europeu de jovens de pentatlo moderno. No entanto, a edição deste ano, que se realiza nos dias 1 e 2 de abril, vai colocar a cidade no centro das atenções dos amantes desta modalidade, presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896.
Destinada aos escalões de sub-15, sub-17 e sub-19, mas aberta também a seniores, o evento vai ficar na história, umbilicalmente ligado que está à maior alteração jamais feita no processo competitivo desta modalidade.
Além das habituais natação, esgrima e laser run (corrida com tiro), a prova de Leiria vai ser a primeira a nível mundial onde a tradicionalíssima equitação vai ser substituída por uma corrida de obstáculos ao género dos Ninja Warriors que podemos assistir na televisão. São oito obstáculos que os atletas terão de superar em cerca de 80 metros.
“É com orgulho que organizamos a primeira prova oficial a nível mundial depois da decisão da federação internacional (UIPM) em adotar um formato novo.”, sublinha Abílio Figueira, responsável pela modalidade no Bairro dos Anjos, explicando que International Leiria Trophy se vai realizar no Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos (esgrima), Complexo Municipal de Piscinas de Leiria (natação) e Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa (corrida de obstáculos e laser run).
Até aos Jogos Olímpicos de 2024, o formato tradicional vai desaparecer, permanecendo apenas para seniores. Contudo, todas as competições organizadas nos escalões de formação a partir da de Leiria vão ter um formato novo”, explica o treinador.
Apesar de na base estar “um episódio desagradável que ocorreu com o cavalo”, Abílio Figueira acredita que o objetivo primordial passa por criar maior telegenia na competição, já a pensar nos Jogos Olímpicos de 2028, que serão realizados na hollywoodesca Los Angeles. Admite até poder haver (ainda) mais mudanças para que a prova seja efetuada em contínuo para tornar as transmissões televisivas mais interessantes.
No evento, além da comitiva portuguesa, estarão atletas espanhóis, suíços, franceses e irlandeses. A expectativa é naturalmente “elevada”, pois trata-se de uma mudança estrutural relevante e que impacta todo o processo de treino dos atletas.
“Vai ser uma nova era para o pentatlo moderno”, admite o também professor de Educação Física. Apesar de existir “uma certa resistência” dos praticante mais tradicionais, este “é um formato mais atrativo para os jovens”.
“A melhor forma de treinar obstáculos é brincar aos obstáculos no dia-a-dia. Por isso, as escolas seriam um bom espaço para, com o apoio do Município, construir pequenos percursos. Seria um contributo para os atletas, mas também para a população jovem, ainda muito sedentária e com dificuldades do ponto de vista motor, mas ansiosa por brincar na rua, caindo, levantando-se, pendurando-se, correndo e saltando por cima de muros.”
No Bairro dos Anjos, o International Leiria Trophy é também visto como mais uma oportunidade para mostrar serviço. Os seus responsáveis admitem vontade de ter na cidade provas de nível máximo, como campeonatos da Europa e do Mundo.
Em causa está a projeção de Leiria, assegura Abílio Figueira. “Temos a ambição de criar na cidade um polo de estágios. No Verão vamos repetir com os irlandeses e também há franceses a querer vir. Leiria apresenta condições únicas, pois num raio de 400 metros tem as infraestruturas necessárias para o treino do pentatlo moderno: a piscina e o estádio, que pode albergar a prova de obstáculos, as linhas para o tiro e o espaço para a esgrima.”