Faz agora uma década. Foi no dia 3 de abril de 2013 que o Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) largou uma bomba na cidade. Chegavam as Brisas do Lis Night Run, as quartas-feiras à noite que mudaram radicalmente os hábitos da cidade.
A data redonda deste autêntico serviço público merece ser comemorada. No fundo, a iniciativa é uma das principais responsáveis por termos hoje um concelho bastante mais ativo, dinâmico e saudável.
Por isso, esta quarta-feira, curiosamente véspera do Dia Mundial da Atividade Física, vai ser de festa. Como sempre, na Praça Rodrigues Lobo, onde, a partir das 20 horas – um pouco mais cedo do que habitual – haverá aquecimento e algumas surpresas antes da partida para as corridas, sejam rápidas ou mais lentas, e também para a caminhada.
E pensar que tudo começou por um grupo de amigos. Inspirados nuns treinos rijos que aconteciam em Santarém, decidiram fazer algo parecido para quem quisesse correr ou caminhar, em registo rápido ou de forma mais lenta, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição.
O sucesso foi tanto imediato quanto estrondoso. Tanto, que chegou a haver edições com mais de três mil pessoas na Praça Rodrigues Lobo.
Rapidamente, as noites de quarta-feira se tornaram num momento de atividade física, mas também, sobretudo, num evento social. Tanto houve pessoas sedentárias que se transformaram em atletas de rendimento, como solteiros apaixonarem-se e chegarem a casar.
Hoje, as Brisas do Lis são uma marca de Leiria. Mais importante, uma marca de confiança. E, a par da construção do Percurso Polis, responsável maior pela generalização de hábitos saudáveis pela população do concelho.
Nesta década que leva de vida, realizaram-se 413 edições (só parou devido à pandemia) e houve 175 mil presenças, entre os mais experientes e os caloiros que todas as semanas aparecem. O número supera, inclusive, a população do concelho.
No total, já se percorreram 1,25 milhões de quilómetros, mais do que suficiente para ir três vezes à Lua.
A certeza fica, porém. Estes números vão continuar a crescer, porque enquanto Leiria quiser, o NEL e os inúmeros voluntários que viabilizam este verdadeiro serviço público vão continuar a estar disponíveis, às quartas-feiras à noite, na Praça Rodrigues Lobo, para mais uma corrida ou uma caminhada.
Nunca experimentou? Não sabe o que perde.