Politécnico de Leiria conquista inédito título universitário de hóquei em patins

Jorge Amorim partiu para Viana do Castelo com uma fezada. Estava crente de que a equipa que orienta ia fazer boa figura no Campeonato Nacional Universitário, que esta semana se realizou na Cidade Europeia do Desporto de 2023.

Ainda assim, o treinador longe de imaginar que o Politécnico de Leiria iria vencer a competição de hóquei em patins, o que aconteceu pela primeira vez.

Mas foi assim mesmo. Em três dias, de segunda a quarta-feira, jogaram quatro jogos e venceram todos. Com uma concentração competitiva tão grande, o mérito esteve na qualidade dos jogadores, claro que sim, mas também na gestão de um grupo bem mais extenso do que o habitual.

“Normalmente, em Leiria, não temos muitos jogadores de hóquei em patins, mas este ano conjugou-se uma série de fatores e apresentámos uma equipa com muita qualidade e quantidade. Até tivemos de deixar jogadores de fora”, explica o responsável técnico, que noutras ocasiões teve de calçar os patins para engrossar o número de atletas disponíveis.

Curiosamente, todos os 12 jogadores que conquistaram o troféu, depois da vitória categórica sobre a Universidade Nova de Lisboa, na final, por 5-1, pertencem aos quadros dos clubes da Associação de Patinagem de Leiria e cinco a clubes do concelho.

“Apesar dos poucos clubes a atuar no distrito, ainda se encontra imenso talento e vontade de vencer nesta modalidade.”, entende Jorge Amorim.

Rúben Henriques e Lucas Vicente jogam no Leiria e Marrazes e Rafael Santos, Igor Marques e Francisco Galveias n’Os Águias da Memória. Depois, Lucas Ferreira e Manuel Neves alinham no Biblioteca de Valado dos Frades, Miguel Rebelo e João Gomes no Alcobacense, Francisco Beirante no Sporting Marinhense e José Silva no Hóquei de Turquel, clube onde Gonçalo Santos é treinador nos escalões de formação.

“Acreditava muito nos miúdos e fui aproveitando as dinâmicas que traziam dos clubes. Como eram responsáveis e solidários, acabou por correr bem. Agora, somos campeões nacionais universitários.”

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário