A caminho do Mundial, seleção de rugby visita Leiria esta quarta-feira

A forma emocionada como a seleção portuguesa entoou o hino, no Mundial de 2007, colocou o rugby na ribalta. Agora, no ano em que a representação nacional disputa pela segunda vez o Campeonato do Mundo, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) quer voltar a criar um onda de apoio.

Lançou, em parceria com os Xutos e Pontapés, a música de apoio Somos Lobos e, para contrariar a centralização em Lisboa, percorre o país por forma a levar a modalidade a várias regiões, colocando-a mais próxima das populações.

Uma das cidades visitadas pelo roadshow #espiritodolobo será Leiria, já na próxima quarta-feira, das 14 às 18 horas, no jardim da Almuinha Grande. Curiosamente, Leiria é a cidade do presidente da FPR, Carlos Amado da Silva.

Quem visitar o espaço, poderá testemunhar que nem todas as bolas são redondas, participando em atividades lúdicas e jogos, onde são ensinados alguns passes e regras básicas do rugby – um desporto singular que promove valores como a solidariedade, o respeito ou a integridade, é muito inclusivo, onde todos têm um lugar dentro do campo.

“O nosso objetivo é descentralizar o rugby e dá-lo a conhecer ao maior número de pessoas, através do envolvimento com as comunidades locais onde está menos implantado, ou não existe mesmo a prática deste desporto. Pretendemos cultivar uma base de fãs desta modalidade e inspirar e unir através do rugby, captando mais atletas e um maior apoio para a participação das nossas seleções nas competições internacionais”, explica o dirigente.

Depois de frequentar a escola primária e o liceu em Leiria, de ir “fazer corridas para o marachão”, de “saltar à vara com canas da índia” e de ir jogar futebol, ao abrigo das trevas, para o estádio municipal, Cabé, como é conhecido na cidade, ingressou no Instituto Superior de Agronomia.

Foi precisamente neste estabelecimento de ensino que se formou em Engenharia Agronómica e fez a sua carreira desportiva ligada ao rugby, de jogador a presidente, passando por treinador e dirigente.

Com cerca de 50 clubes inscritos e 7 mil atletas federados, a Federação Portuguesa de Rugby prepara a presença dos Lobos no Mundial de França, que será disputado de 8 de setembro a 28 de outubro próximos.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário