Eliana Bandeira é estudante do Politécnico de Leiria e vice-campeã mundial universitária

Há muito que Eliana Bandeira apontava como objetivo primordial da carreira a conquista de uma medalha nos Jogos Mundiais Universitários. Esta terça-feira, em Chengdu, na China, tal desiderato foi cumprido.

Numa jornada emocionante, a estudante-atleta do Politécnico de Leiria conquistou a medalha de prata na prova de lançamento de peso da competição anteriormente conhecida pela designação Universíadas.

A portuguesa, que fez um ensaio nulo a abrir, lançou depois a 16,73 e anulou no terceiro intento. Depois três lançamentos sempre a melhorar: 17,10, 17,30 e no último ensaio alcançou os 17,47 metros, o suficiente para assegurar o segundo lugar no pódio.

A atleta de 27 anos superou por 14 centímetros a alemã Lea Viktoria Riedel, terceira classificada. Venceu a chinesa Jiayuan Song, com inalcançáveis 18,56 metros.

“Estou muito contente. É um enorme orgulho e satisfação que sinto por conquistar esta medalha, subindo ao pódio com as cores e a bandeira de Portuga. lÉ a minha primeira vez numa competição dessa dimensão e conseguir uma medalha é excelente, mas a performance ficou um pouco a desejar, em função da minha adaptação à temperatura”, explicou a atleta.

Eliana Bandeira nasceu em Fortaleza, no Brasil, e mudou-se para Leiria em 2016, cidade onde continua a treinar diariamente usufruindo das condições de exceção oferecidas pelo Centro Nacional de Lançamentos.

Foi atleta da Juventude Vidigalense até 2019, quando foi contratada pelo Benfica. Esteve presente num Europeu ao ar livre de 2018 e no mesmo ano ganhou medalhas de bronze nas competições de sub-23 da Taça da Europa de Lançamentos e do Campeonato do Mediterrâneo. No ano passado competiu no Europeu de pista coberta.

Foi treinada por Paulo Reis até 2022, passando então a ser orientada por Vladimir Zinchenko. Paulo Reis que é o treinador de Rúben Antunes, aluno do Politécnico de Leiria que competirá esta sexta-feira em Chengdu, mas na prova de lançamento do martelo.

Foto: FADU

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário