Numa prova de desporto motorizado, seja no karting, nos ralis ou em monolugares, é o cronómetro que define o vencedor. Quem ganha é aquele que leva a máquina aos limites, arrisca mais, apresenta um kit de unhas mais completo e consegue ser mais rápido do que a concorrência.
Há anos que tem sido assim, até aparecer o Leiria Festival Rallye. Como há sempre espaço para inovar, o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) resolveu avançar para uma prova disruptiva. Como assim?
Em vez de serem os ponteiros a ditar as regras, são os espectadores a decidir quem mais gostaram de ver nos troços. A prova realiza-se este fim-de-semana, dias 3 e 4 de dezembro.
“Na Europa já começaram a aparecer festivais destes, mas a nossa é mais radical. O tempo não conta mesmo, é uma filosofia nova, dedicada aos carros e aos pilotos mais antigos, que querem. acima de tudo. divertir-se e dar espectáculo sem terem a pressão da competição”, sublinha Pedro Alves, presidente do NDML.
O clube organizador decidiu que o vencedor do troféu da Equipa Mais Espetacular será determinado pelos votos depositados na página de Facebook do evento, mas à partida há dois grandes candidatos ao triunfo entre os 40 concorrentes, cinco dos quais estrangeiros.
Da primeira linha partem o madeirense Cláudio Nóbrega, vencedor da edição do ano passado, num Datsun, e o italiano Paolo Diana, uma “estrela internacional” neste tipo de eventos, ao volante de um Toyota Starlet.
Numa prova com 215 km, 64 dos quais em especiais, a partida para o primeiro carro é dada às 14:30 horas de sábado, junto ao Estádio Municipal de Leiria, local que funciona como a base de toda a competição, sendo que as duas primeiras provas especiais de classificação (PEC) estão marcadas para a Bidoeira, às 15 e às 17 horas, respetivamente.
Segue-se, às 21:30 horas, a especial do Kartódromo Internacional de Leiria, nos Milagres.
No domingo, às 9:20 horas, começa a especial de Leiria, efetuada na zona do Telheiro, seguindo-se a PEC dos Milagres, às 9:50 horas. Serão depois repetidas às 10:50 e 11:25 horas, respetivamente. Conheça os mapas dos troços e a localização das zonas espetáculo aqui.
A conclusão da prova e entrega de prémios realiza-se no parque de estacionamento do Estádio Municipal, pelas 12 horas.
Foto: NDML
Duarte
3 Dezembro, 2022 @ at 11:50Que ganhe o melhor.. força Cláudio Nobrega
Carlos Moniz
3 Dezembro, 2022 @ at 20:50Estive no kartódromo em duas provas da Taça de Portugal, como jornalista do Diário de Notícias da Madeira.
Abraço.