Uma prova, três dias, quatro etapas, 75 quilómetros e mil histórias para contar

A expectativa era grande, o desafio prometia e o saldo não podia ser mais positivo. Foram três dias loucos para os 70 atletas que participaram na primeira edição do Leiria Running Trail Series.

Esta prova, organizada pelo Grupo Alegre e Unido, da Bajouca, tinha um cariz inovador, por ser dividida em quatro etapas e percorrer 75 km da zona norte do concelho.

O objetivo era dar a conhecer “o território e a cultura” das quatro freguesias ou uniões de freguesias envolvidas: Bajouca, Monte Real e Carvide, Coimbrão, Monte Redondo e Carreira. A verdade, garante Licínio Silva, elemento da organização, é que “melhor não podia ter corrido”.

A prova passou pelos locais mais emblemáticos da região, como a Praia do Pedrógão, a Lagoa da Ervedeira, o Cabeço de Monte Redondo, os trilhos do Pisão, os Campos do Lis e o Paço de Monte Real.

Permitiu – ou obrigou – os atletas a correr em dunas do pinhal, na areia da praia, nos terrenos pantanosos dos Campos do Lis e em zona de barro. Só faltou pedra para ser um cardápio completo.

“Houve malta que chegou muito emocionada à meta por ter conseguido superar este difícil desafio e as rivalidades ficaram adormecidas com o ambiente familiar que se viveu. Todos ajudaram todos”, sublinha o responsável.

De “coração cheio”, a organização pensa repetir a prova. Não para o ano, que o processo é “muito duro”, mas quiçá de “dois em dois anos”, ainda com mais qualidade e mais atletas presentes.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário