Chovem estrelas em Leiria para o Campeonato Nacional de Clubes

É uma verdadeira constelação de estrelas que este fim de semana vai competir no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, durante o Campeonato Nacional de Clubes, em atletismo.

Entre Sporting e Benfica não há espaço para brincadeiras e, por isso, ambos os clubes vão apresentar-se na máxima força, reforçados até no estrangeiro, e com vontade de subir ao lugar mais alto de um pódio onde a Juventude Vidigalense também almeja estar.

No firmamento começamos, naturalmente, por Pedro Pichardo, acabado de conquistar o título mundial do triplo salto nos Estados Unidos, título esse que juntou ao olímpico do ano passado.

A poucos dias do Europeu de Munique, que decorrerá de 16 a 21 de agosto, o atleta do Benfica, líder mundial do ano (17,98 metros), já revelou que esse é um dos (poucos) objetivos que lhe falta cumprir, bem como chegar ao recorde mundial, que subsiste há 27 anos nas pernas de Jonathan Edwards (18,29 metros). Ele é o quinto de todos os tempos. Será em Leiria?

O Benfica, que tem vencido nos últimos anos, apresenta ainda Reynier Mena como flecha apontada ao coração do Sporting.

O sprinter (ainda) cubano, desde setembro em Portugal e décimo de todos os tempo e terceiro nos 200 metros (19,63 segundos) pretende seguir as pisadas de Pichardo e tornar-se português. É o único homem do mundo que alguma vez conseguiu, no mesmo dia, correr abaixo de 10 segundos nos 100 metros e de 19,65 nos 200 metros.

Na mesma situação está Roger Iribarne, que com o tempo que fez este ano (13,26 segundos) teria sido quarto classificado na final dos 110 metros barreiras dos últimos Mundiais.

Ora, o Sporting, liderado pelo leiriense Paulo Reis, também apresenta os seus trunfos e reforços. Além dos talentos portugueses apresenta-se no Magalhães Pessoa com o ucraniano residente em Kherson Andriy Protsenko, medalha de bronze nos Mundiais no salto em altura com incríveis 2,33 metros.

Outro ucraniano, Roman Kokoshko, fará a prova de lançamento do peso pelos leões, ele que foi 15.º em Eugene.

Os benfiquistas Isaac Nader (1 500 m), Tsanko Arnaudov (peso), Leandro Ramos (dardo) e Rui Coelho (marcha), e os sportinguistas Tiago Pereira (triplo) e João Vieira (marcha) competiram, também eles, nos Mundiais.

Na competição feminina, e dada a ausência do Benfica, a competição será dominada pelo Sporting, mas tal não quer dizer que não haja muitos e bons motivos para assistir às provas.

A medalhada olímpica Patrícia Mamona no triplo salto, a campeã mundial de lançamento do peso em pista coberta Auriol Dongmo ou as leirienses olímpicas Evelise Veiga, Irina Rodrigues e Vânia Silva prometem atletismo de primeira água.

Tal como as mundialistas Lorene Bazolo (velocidade), Cátia Azevedo (400 m), Vera Barbosa (400 m barreiras) e Carolina Costa (marcha).

Pode conhecer todo o calendário das provas aqui.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário