O presidente da Associação Recreativa e Cultural Valpedrense diz que este é um “tradicional clube de terriola”, mas todos sabemos que não é bem assim.
A Rota da Ribeira da Carpalhosas, inaugurada em setembro de 2021, é a prova provada de que estamos a falar de uma instituição que pensa muito à frente, mas não exemplar único.
Esta rota pedestre e ciclável de 16 km faz a ligação entre uma das nascentes da ribeira das Carpalhosas, na Bidoeira de Cima, até ao rio Lis, na Carreira, atravessando a freguesia de Souto da Carpalhosa.
Tem sido mais do que um sucesso, tem sido uma verdadeira loucura, com autocarros e autocarros a chegarem à freguesias lotados de pessoas ansiosas por conhecer aquele cantinho especial.
Também é, de resto, um ponto de visita obrigatória para os amantes da atividade física da região, com constante embelezamento e, até ver, sendo respeitada por tudo e por todos. “Ainda não tivemos de ir apanhar lixo. Não há caixotes e as pessoas levam para casa o que trouxeram”, sublinha o responsável.
No clube do Vale da Pedra, Souto da Carpalhosa, as medidas são, por norma, “inovadoras”.
A terra já tem um parque de merendas há coisa de duas décadas, mas o mais surpreendente foi o destino que deram ao velhinho campo de futebol onde, até há 15 anos, havia duas pioneiras equipas de futebol feminino.
Sem bola nem expectativa de que ela regresse, resolveram arborizar o pelado, conta David Ferreira. “A perspetiva é reciclar os espaços”, explica o responsável.
“Temos uma população envelhecida e o clube apostou em dar resposta às necessidades deles, Que passam pelo lazer.”
Mas também pensam nos jovens e em potenciar o edificado. É por isso que organizaram um Raid BTT marcado a 12 de junho que contou com mais de 350 inscritos.
Sede da ARC Valpedrense