Há um título que ninguém pode tirar ao Bairro dos Anjos, o facto de ser “o clube mais eclético de Leiria”, sublinha Carlos Gonçalves.
Para o vice-presidente do emblema fundado em 1986, é precisamente essa a sua maior força, a diversidade que, ainda assim, pretende expandir já no início da temporada 2022/23, com o arranque da quinta modalidade, o triatlo.
“O barco é grande”, já tem 17 funcionários efetivos e 38 prestadores de serviços, mas não é isso que retira aos responsáveis a vontade de agregar valor e diversificar a oferta desportiva na cidade.
Ainda por cima, os dois anos de pandemia não foram fáceis para o Bairro dos Anjos e provocaram um “interregno grande”.
“A nossa vertente mais forte, que são as escolas nas quatro modalidades, foi totalmente aniquilada e tivemos de começar do zero”, explica Carlos Gonçalves.
“Não nos queixámos e continuámos a fazer o nosso trabalho com a ajuda de muita gente, porque havia ordenados para pagar.”
Lentamente, as coisas voltaram a entrar nos eixos e o clube tem outra vez mais de 200 atletas e algumas centenas de miúdos a frequentar as escolas das diversas modalidades.
A mais emblemátia é a natação, onde o Bairro dos Anjos foi representado por David Carreira nos Jogos Paralímpicos de 2016 e por Filipe Oliveira, com as cores do Malawi, nos Jogos Olímpicos de Tóquio disputados no ano passado.
“Todos os pais querem os filhos na natação. Os miúdos têm de saber nadar não vá acontecer alguma coisa”, atira o responsável.
O pentatlo moderno é outra modalidade muito acarinhada, com destaque para o quinto lugar obtido por Eduardo Oliveira nos Jogos Olímpico da Juventude, em Buenos Aires, em 2018.
A riqueza de estímulos que oferece aos praticantes é a sua maior força. Foi criada por Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, inspirado nos soldados da cavalaria do século XIX, que deveriam saber montar um cavalo desconhecido, disparar, esgrimir, correr e nadar.
Excetuando o hipismo, estas modalidades são, todas elas, praticadas em infraestruturas municipais, como o Complexo Municipal de Piscinas de Leiria e o Estádio Municipal de Leiria, onde estão localizadas a sala de armas do Bairro dos Anjos e a pista de tartan.
O Bairro dos Anjos tem ainda esgrima - “muito procurada” e com o espaço a tornar-se exíguo - e atletismo, a primeira modalidade do clube, que chegou a patamares elevados a nível nacional, depois caiu a pique, mas que neste momento está “em crescimento”.
Hoje, o Bairro dos Anjos, superou as dificuldades e, pode dizer-se que é um clube “saudável”.
Para lá chegar, no entanto, contou com a “ajuda de muitos” e teve de fazer “grandes sacrifícios”. Agora, é olhar para o futuro, que é "muito promissor".
Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca