Após as obras de remodelação, com colocação de um relvado sintético, o Parque de Jogos do Soutocico foi formalmente inaugurado em finais de abril.
No entanto, as equipas que agora lá jogam já não são as do Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico, mas da Academia CCMI, após a assinatura de um contrato de comodato por 25 anos.
Na verdade, o futebol tinha acabado naquela aldeia da freguesia do Arrabal há mais de uma década, "porque os miúdos mais novos começaram a subir de escalão e eram precisas estruturas que o clube não tinha", explica Sílvia Brites.
"Não estava nos planos voltarmos ao futebol" e a remodelação do passo tornou-o uma "grande mais-valia" para a terra, entende a presidente. "Tivemos muita sorte. A Academia CCMI tem sido incansável."
O clube manteve-se a gerir o bar e os espaço recreativos do recinto, mais ocupados com o "movimento" proporcionado pelas equipas da Academia CCMI e dos adversários. "Dão muita vida à terra."
Foi daquelas parcerias abençoadas, em que ambos os clubes ficaram a ganhar.
Ainda para mais, no Soutocico, na última década - além do pool português que se mantém pujante - a modalidade rainha tem sido mesmo o basquetebol, trazido pelo icónico Mário Brites.
A sala de troféus está cheia de taças conquistadas a jogar basquetebol, com equipas, jogadoras e jogadores a atingirem patamares de excelência.
"Chegámos a ter mais de uma centena de miúdos", conta a presidente, lamentando que as contas já não estejam nesse patamar.
Na verdade, apesar da "constante procura", existe dificuldade em contratar treinadores com segundo nível, o que tem impedido a continuidade das equipas, sobretudo as sub-16 e sub-19 femininas, que se mudaram no final da temporada passada para outros emblemas do concelho.
Por outro lado, o facto de a Federação Portuguesa de Basquetebol obrigar a presença de 10 jogadores por equipa, "numa terra tão pequena" com as inerentes "dificuldades de captação", obriga a dificuldades adicionais e a equipa masculina de sub-14, a única que resta além no mini-basquete, já chegou a perder jogos na secretaria depois de os ter vencido dentro de campo.
"Não são tempos fáceis", mas como naquele clube ninguém vira a cara a luta, melhores dias virão, com certeza.
Sede do CRD Soutocico