Pedro Costa é o atual presidente do Centro Popular e Recreativo de A-do-Barbas, mas, ainda mais importante, também é filho do sócio-fundador número um do clube, Gabriel Costa.
Não é, por isso, de estranhar a verdadeira paixão que sente pelo emblema da freguesia da Maceira que o conduziu, de resto, a assumir as rédeas da agremiação há sete anos, precisamente em ano de cinquentenário.
Acredita que, hoje, o emblema rubro-negro é um honroso representante "do concelho, da freguesia e da localidade" nas duas modalidade que abraçou.
O ciclismo, trazido para o clube por Pedro Costa, dedica-se exclusivamente à competição para veteranos, arrancou há sete anos, mas desde então já somou 28 títulos nacionais em estrada, pista e BTT, e teve em André Filipe um vice-campeão mundial de cross country olímpico.
"É uma referência em Portugal na modalidade apesar da juventude da secção", sublinha o responsável. O facto de pelo terceiro ano consecutivo organizar na freguesia o Campeonato Nacional de Masters em estrada "não é obra do acaso", mas a prova de que o clube sabe o que faz.
A 23 de abril também vai levar a efeito o Duatlo BTT de A-do-Barbas, uma mistura de trail e BTT, "porque em ano de Cidade Europeia do Desporto o CPR A-do-Barbas quis mostrar coisas novas no concelho".
No entanto, a secção mais antiga é o atletismo. No clube, há miúdos de 4 anos a veteranos de 71, que curiosamente até ganhou uma medalha no último Europeu de masters, no corta mato.
A preocupação maior é, contudo, a formação dos mais novos, e conseguir "manter ocupados" aqueles 60 rapazes e raparigas.
Com ginásio "bem equipado" e caixa de areia para os saltos, o clube precisaria de aceder mais vezes ao Estádio Municipal, no qual tem "porta aberta", para treinar as disciplinas mais específicas e assim aspirar a ter, um dia, uma equipa completa.
O principal problema, entende Nuno Ferreira, é a distância. "Não é fácil criar a rotina de ir todos os dias para Leiria", lamenta o responsável pela secção.
Sonham, por isso, poder um dia reabilitar a pista de atletismo criada há quase um século no bairro do pessoal da Empresa de Cimentos Liz, e aí poder trabalhar pelos mais novos.
Curiosamente, em 1940 e 1941, Ester Ramos foi campeã nacional do lançamento do disco e do dardo com as cores da Casa do Pessoal de Maceira Lis.
Sede do CPR A-do-Barbas