O último domingo, dia 25 de setembro, foi literalmente o primeiro do resto da vida do clube de Casal dos Claros e Coucinheira, na freguesia de Amor.
Onze anos e uma semana após a colocação do relvado sintético no Campo da Lagoa, o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Unidos procedeu à inauguração dos balneários, uma obra que melhora de forma considerável as condições oferecidas aos atletas e, até, permitirá alargar a captação dos futebolistas mais novos.
“Os balneários tinham mais de 30 anos, estavam muitíssimo degradados e sem qualquer manutenção”, explica o presidente da coletividade, Manuel Gaspar.
No ano em que Leiria é Cidade Europeia do Desporto, a autarquia providenciou apoios extraordinários para a remodelação de instalações.
Segundo o responsável pela coletividade, o Unidos submeteu um projeto, que foi aprovado. Contou, assim, com um apoio de quase 40 mil euros do Município.
“Pudemos assim fazer a remodelação que há anos queríamos fazer”, diz Manuel Gaspar, satisfeito por poder ver cada vez mais jovens desejosos de envergar o vermelho e o azul que equipam o clube fundado em 1964, “fundamentalmente porque os miúdos da terra queriam jogar futebol”.
Na verdade, é mesmo essa a prioridade, contribuir para a formação desportiva e, sobretudo, social dos mais pequenos. Ainda para mais, o clube é uma entidade formada certificada pela Federação Portuguesa de Futebol com duas estrelas.
É uma garantia de qualidade este ano, já vão em 105 atletas dos escalões de formação inscritos, mas Manuel Gaspar espera chegar aos 120.
“Os pais têm muito cuidado com as condições oferecidas aos filhos. Por isso, quando vêm ver as instalações ficam impressionados e querem que eles joguem connosco.” Depois, há ainda o passa a palavra nas ruas da freguesia, no trabalho ou na escola.
A prioridade é a miudagem, mas o clube tem gosto em apresentar uma equipa sénior. “É algo que satisfaz os sócios, que gostam de ir ver a bola ao domingo. No entanto, não pensamos em subidas de divisão”, explica o presidente, agradado com o surgimento de uma nova secção desportiva, os Unidos Runners.
“O grupo está a crescer e tem potencial: entretanto são uns 15 ou 20. Entendemos que o clube deve servir todos por igual e quem gosta de correr não deve ter menos apoio do que quem gosta de futebol.”
Depois, no Unidos há todo um mundo além do desporto: um grupo de teatro, outro de Carnaval e mais um de aficionados de Vespas, fazem deste emblema um gigante social naquela freguesia tão especial.
(27/09/2022)
Campo da Lagoa