É em 2022 que o Leiria Flying Objects, universalmente conhecido por LFO, completa dez anos de existência. A ideia de criar um clube de ultimate frisbee na cidade foi de José Amoroso, que se encantou pela modalidade após um ano em Erasmus, na Bélgica, e quis reproduzir o ambiente na sua terra.
A adesão foi surpreendente. “Começámos a treinar no estacionamento do estádio. Lembro-me de ir a treinos de calças de ganga. Era estar numa roda a lançar o disco e perceber como funcionava”, recorda Nélson Antunes, atual presidente do clube e praticante desde a primeira hora.
O contacto com o disco era, admite, “estranho”. O facto de o jogo ser autoarbitrado, também. Só dois ou três sabiam lançar, porque já tinham brincado na praia com o artefacto, mas o grupo foi crescendo de forma consistente. Hoje, mesmo com a pandemia a atrapalhar os números, é o clube com mais praticantes do país, muito devido à palavra mais importante para o grupo: inclusão.
“Tem que ver com a filosofia do José Amoroso que prevaleceu.” O objetivo foi, é e será incluir. “Temos pais e filhos na equipa. Todos são bem recebidos e integrados no grupo. Há pessoas que nunca praticaram desporto e vieram dar um contributo brutal.”
Esta opção política, em termos de competitividade, tem custos. Era um clube com “menores resultados”, mas finalmente as opções mostraram certas e no ano passado a equipa masculina conquistou o título dos títulos: sagrou-se campeã nacional da variante de areia.
“E conseguimo-lo com muita malta nova, o que nos deixa orgulhosos, porque é sinal que a nossa inclusão, o facto de recebermos muita gente de todos os lados, chegou a um ponto em que recompensou em termos competitivos”, admite Nélson Antunes.
Atualmente, o LFO treina hora e meia, duas vezes por semana, no relvado dos Pousos (segundas e quartas, às 21:30 horas), sempre com muita gente a praticar, mesmo alguns com tradição noutras modalidades e a quem o ultimate permite “alargar as vistas”.
A adesão é tal que o clube fez o que nunca fora feito e competiu num campeonato nacional com nada menos do que três equipas. “É esse o nosso objetivo, divulgar, mas se for possível ganhar tanto melhor. ”
Complexo Desportivo dos Pousos