A associação ***Asteriscos tem como objetivo máximo promover a “interação pessoal”. Por isso, tem no elenco atividades tão díspares como os jogos de tabuleiro, a dança, a observação astronómica ou os debates.
“Temos a política de os projetos surgirem da vontade dos associados”, explica Raul Testa, presidente da associação.
Não podia, pois, dizer que não quando, em 2019, Fábio Carril propôs avançar com um projeto de formação desportiva e desenvolvimento pessoal de miúdos através do judo e do ju jitsu.
Assim surgiram os Lobos de Leiria. O nome foi inspirado na capacidade que estes mamíferos têm em “sobreviver, de serem selvagens e ao mesmo tempo disciplinados, organizados que estão em alcateias”.
O mentor, Fábio Carril, tem uma longa ligação a ambas as modalidades. É, inclusive, árbitro internacional e membro da comissão de ética da Federação Internacional de Ju-jitsu.
Entende, pois, que estas artes marciais são fundamentais para o desenvolvimento da criança. “Aprende a disciplina, a conhecer a sua força e que o colega não é um adversário, mas um parceiro de luta.”
Atualmente, o projeto abrange judo de formação, ju-jitsu para adultos e competição, mas o projeto também já se largou à defesa pessoal para mulheres. No total, envolvem cerca de 40 pessoas. Os treinos realizam-se no Estádio Municipal.
Praceta Professor Joaquim Filipe, lote 6, loja A - Leiria