Quando, há coisa de três anos, Nuno Omar chegou a Monte Real, teve de parar para pensar, porque a vila não tinha para lhe oferecer os desportos de combate que sempre praticara. Sentiu-se desiludido mas não derrotado.
Falou então com o seu mestre, que gostou da ideia, e decidiu avançar para a constituição de uma filial do Portugal Gold Team (PGT), a equipa de jiu-jitsu brasileiro onde treinava, em Lisboa.
A inauguração da escola, nas instalações do Grupo Desportivo de Monte Real, deu-se em outubro de 2019. “Sempre gostei de competir, mas também de ensinar. Queria continuar a treinar e propus abrir a filial”, explica o responsável.
Estava longe de calcular o crescimento que o PGT Leiria tem tido ao longo deste período. “No primeiro ano, de presente de Natal, ofereci sete chocolates. Este ano já foram 32. Do nada fizemos uma verdadeira escola, com adultos e crianças, alguns deles a competir com sucesso”, diz Nuno Omar, natural do Entroncamento.
Ainda nos passados dias 17 e 18 de dezembro, o PGT Leiria esteve em grande no Campeonato Nacional Open de Jiu-jitsu brasileiro, com a conquista de várias medalhas, três delas de ouro, precisamente pelo líder da equipa e pelas infantil Camila Botas e Alice Almeida.
Não são as primeiras e não serão certamente as últimas medalhas alcanças pelo PGT Leiria, pois o objetivo é fazer “do PGT Leiria a maior filial a nível nacional” desta equipa que conta, a nível nacional, com mais de três centenas de elementos.
“Apesar de estarmos num meio pequeno, temos conseguido divulgar esta arte marcial”, salienta Nuno Omar, para quem o troféu maior é o papel que a sua equipa tem tido no acolhimento de vítimas de bullying, ajudando a transformá-las em pessoas mais confiantes e, até, em verdadeiros campeões.
27/12/2022
Grupo Desportivo de Monte Real