A palavra que no nome deste clube causa dúvidas ao leitor comum é, curiosamente, a que melhor define a agremiação que há quase uma década se instalou nos Moinhos da Barosa para promover a prática do karaté.
Em japonês, shiai significa competição e é precisamente essa a perspetiva que diferencia este clube dos restantes, mais focados em ensinar as bases da modalidade e, sobretudo, a capacidade de autoconhecimento.
"Há clubes que enveredam por uma prática mais tradicional. Já nós queremos trabalhar para estar presentes nos melhores palcos desportivos", explica Bruno Sousa, fundador do Shiai Karaté de Leiria (SKL).
O clube teve, de resto, nos últimos dias, a prova definitiva de que está no caminho certo. Em Itália, uma jovem karateka do SKL fez ouvir A Portuguesa numa grande competição internacional.
Diana Santos venceu, nada mais, nada menos, do que o Campeonato do Mundo de Karate Goju-Ryu, na categoria de 14/15 anos (-47 kg), em kumite (combate).
Este estilo, desenvolvido por Chojun Miyagi, caracteriza-se por "movimentos circulares" e não apenas lineares, como é comum em outros. É, também "mais próximo", viabilizando a luta "corpo a corpo".
"A Diana é muito concentrada. Havendo esta prova logo a seguir às férias manteve-se focada e era expectável que tivesse um bom resultado. A final ganhou por 8-0, mas o combate de acesso à final foi mais equilibrado e fez os pontos que lhe deram a vitória no último momento, com um golpe com as pernas, onde ela é muito habilidosa", explica Bruno Sousa.
No SKL, que conta com 30 praticantes, há treinos todos os dias. Terças e quintas são dedicados à iniciação, segundas, quartas e sextas aos grupos de competição.
(14/09/2022)
Clube Recreativo Lis e Lena, Moinhos da Barosa