Pela segunda vez consecutiva e pela quinta nos últimos 10 anos, o Centro de Lançamentos de Leiria acolhe a Taça da Europa de Lançamentos. Esta constelação de estrelas, que junta 319 atletas de 40 países, entre os quais campeões europeus e mundiais, foi apresentada esta tarde, no auditório do Estádio Municipal de Leiria.
Os campeões mundiais Pawel Fajdek (martelo) e Kristjan Ceh (disco), o detentor do título europeu de pista coberta Zane Weir (peso) e a campeã europeia Elina Tzengko (dardo) são apenas alguns dos muitos atletas de elite que vão competir na cidade.
Após as boas-vindas pelo Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Palheira, foi a vez do presidente da Comissão Organizadora Local da Taça da Europa de Lançamentos e vice-presidente da Juventude Vidigalense, Paulo Vieira, enfatizar a importância de todos os envolvidos na organização, particularmente os voluntários, para que fosse possível a realização deste evento ao longo dos anos, com a qualidade e o sucesso demonstrados.
Também o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, expressou o seu agradecimento e confiança em todos os envolvidos na organização da Taça da Europa de Lançamentos, bem como nos resultados positivos dos atletas portugueses que irão nos próximos dois dias representar as cores nacionais.
Entre eles, Leandro Ramos, que detém o recorde nacional do lançamento do dardo (84,78 metros), e que este ano se estreia nesta competição em absolutos. “Sei que estou bem, hoje sinto-me bem e amanhã quero dar o meu melhor e fazer um bom resultado”, disse.
Também Vânia Silva, recordista nacional do lançamento do martelo e a atleta com mais presenças nesta competição (vai para a 15.ª), esteve na conferência de imprensa, na circunstância especial de ter anunciado que escolheu a Taça da Europa para terminar a sua longa carreira de 30 anos ao serviço do atletismo, durante os quais participou em três Jogos Olímpicos, cinco Campeonatos do Mundo e três Campeonatos da Europa.
“Vou mesmo parar e tinha de ser aqui na cidade onde competi toda a minha vida. Por isso, estou num turbilhão de emoções este fim-de-semana”, partilhou a atleta, que fez um balanço “muito bom” da sua carreira, confessando que apenas ficou “com um amargo de boca por nunca ter conseguido ultrapassar os 70 metros”.
Carlos Tribuna, técnico nacional de lançamentos, manifestou grande confiança na equipa selecionada para representar Portugal, garantindo a sua capacidade para a obtenção de bons resultados.
Entre os 16 convocados para representar Portugal, quatro são de Leiria. A lançadora de disco olímpica Irina Rodrigues, que já subiu por oito vezes ao pódio desta competição, compete no Centro Nacional de Lançamentos às 15:20 horas de domingo, enquanto a lançadora de peso Eliana Bandeira tem a sua prova marcada para as 16:30 horas de sábado.
Entre os lançadores de martelo, Vânia Silva entra em ação às 10:15 de domingo, enquanto Rúben Antunes será o primeira a competir, logo às 12:15 horas de sábado.
Amanhã, a Taça da Europa de Lançamentos inicia-se às 9h30, sendo que todas as informações estão disponíveis na página oficial do evento: https://www.leiria2022-23-24.com.
Foto: Luís Barreto/LOC