Espetáculo da Taça da Europa de Lançamentos regressa a Leiria no próximo ano

Alegrias, desilusões, momentos de superação e até despedidas do alto rendimento. Mais de 300 atletas de 40 países participaram, durante o passado fim de semana, na Taça da Europa de Lançamentos. A competição, que se realizou em Leiria pela quinta vez em dez anos, e que regressará mais uma vez em 2024, colocou o mundo de atletismo focado na cidade, já que esta é a mais importante prova de Inverno para o setor.

Tanto, que contou com diversos atletas de primeiro plano internacional, como campeões europeus, mundiais e medalhados olímpicos, até porque os atletas gostam da envolvência do Centro Nacional de Lançamentos e contam com o sol português para lançar mais longe. Numa área em que é particularmente forte, o concelho também esteve representado com quatro atletas, 25% da comitiva nacional. E andou faltou Auriol Dongmo, a cumprir um período de descanso após ter conquistado, no início do mês, o título europeu de pista coberta.

O momento mais emocionante de todo o evento foi a despedida de Vânia Silva. Três Jogos Olímpicos, cinco Mundiais e três Europeus depois, a atleta de Leiria treinada por Paulo Reis, 21 vezes campeã nacional e recordista de Portugal do lançamento do martelo, fez, aos 42 anos, o seu último lançamento debaixo de uma enorme ovação.

A lançadora de martelo despediu-se com um lançamento de 58,67 metros e um 13.º lugar, três décadas depois de ter começado na Juventude Vidigalense. “Claro que ficam os momentos muito bons, o primeiro dos quais foi ter conhecido o Paulo [Reis] e termos construído juntos uma carreira cinco estrelas. O mais importante foi os amigos que fiz e que partilharam todos os momentos comigo.”

Vânia Silva, que foi homenageada pelo Município de Leiria, pela Federação Portuguesa de Atletismo, pela Juventude Vidigalense e por Paulo Reis, confessou ainda que quando decidiu terminar a carreira, “o mais difícil foi dizer ao treinador”. “Mas ele compreendeu, claro, e aceitei a sua sugestão de terminar aqui, em casa, numa competição que me é muito querida.”

Quanto aos restantes leirienses, Irina Rodrigues foi sétima no lançamento do disco (58,97 metros), Eliana Bandeira quinta no lançamento do peso (17,43 metros) e Rúben Antunes foi sétimo na final B do lançamento do martelo (68,54 metros).

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário