Corvos do Lis: há uma década a ensinar xadrez e há dez anos a não falhar um pódio coletivo

São dez anos seguidos, aqueles que levam de vida, em que os Corvos do Lis alcançaram, sempre, o pódio nas competições nacionais por equipas para escalões jovens.

Este fim de semana, o Campeonato Nacional Jovem de Equipas sub-20, em xadrez, realizou-se no Pavilhão do Oriente, em Lisboa, e o clube de Leiria sagrou-se vice-campeão nacional e somou o 19.º troféu coletivo de âmbito nacional.

Para o presidente, Duarte Basílio, este resultado tem “sabor de vitória” pois a equipa foi a melhor entre aquelas que se apresentaram com uma constituição “100% portuguesa”.

A vitória sorriu à “equipa ibérica da AXAT”, que “conta com os dois melhores jogadores sub-20 de Portugal e, ainda assim, sentiu necessidade de se reforçar com mais dois talentos espanhóis de classe europeia, que nunca tinham jogado antes em Portugal”.

“Não podemos senão estar mais do que orgulhosos da nossa academia e do trabalho formativo que desenvolvemos desde 2012”, explica Duarte Basílio, contente por perceber que o processo formativo continua e novos talentos vão surgindo todos os anos.

“Já temos mais do que uma geração a dar cartas. Estamos a conseguir trabalhar bem com as condições que temos, porque em Leiria faltam mestres para ajudar na formação dos miúdos”, sublinha Duarte Basílio.

Miguel Simões (sub-18), Rodrigo Basílio (sub-16), Pedro Bastos (sub-14), David Marques (sub-16) e João Cordeiro (sub-16), foram os elementos da (jovem) equipa que conquistou o segundo lugar.

“É muito merecido pela dedicação, paixão ao xadrez e, acima de tudo, pela amizade e a cumplicidade que os une e engrandece”, enfatiza o responsável.

Na véspera, mostrando a profundidade do trabalho feito em Leiria, Leonor Cordeiro venceu o Campeonato Nacional de Partidas Semi Rápidas no escalão sub-10, numa competição onde mais três corvos, de três escalões etários diferentes, subiram ao pódio.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário