É o terceiro trilho dos Bido Pedestres e vai ser inaugurado este domingo na Bidoeira

Começou pela Rota das Fontes, continuou com a Rota da Mata e este domingo será a vez de inaugurar a Rota BidoTT. É mais um trabalho do coletivo Bido Pedestres, que não para de criar novos trilhos em prol da comunidade da freguesia de Bidoeira de Cima.

Tudo começou em 2021. Há muito que Filipe Moreira sonhava com a possibilidade de construir uma rede de trilhos na sua terra. Apaixonado pelo local onde nasceu, pela natureza e pelo BTT, Filipe Moreira juntou um punhado de pessoas, “unidas e empenhadas”, para dar a conhecer o que se pode criar na freguesia e ser “um marco regional nas atividades ao ar livre”.

Depois de “muito trabalho braçal” dele próprio, mas também de Rúben Dionísio, Norberto Costa, Augusto Guedes, Carlos Casalinho e Pedro Germano, com a elementar ajuda de alguma maquinaria leve, surgiu o primeiro. No final do ano passado foi inaugurado segundo e no próximo dia 5 de novembro será a vez do terceiro.

“Por vezes, deixo o meu trabalho e vou para lá desanuviar um bocadinho”, admite o empreendedor que, de enxada de mão, vai criando carreiros e obliterando as silvas, o mato e os problemas do dia a dia.

Aos fins de semana e feriados conta com a ajuda dos restantes Bido Pedestres para manter as obras em condições, disponíveis para todos. “O difícil não é fazer, o difícil é manter. É esse o nosso lema e garanto que não vamos deixar as rotas abandonadas.”

A Rota BidoTT terá características diferentes, ainda assim, mais vocacionado para o BTT, mas também apta para caminhadas e trails. “São 32 km totalmente novos e 10 km onde aproveitamos partes da Rota da Mata e da Rota das Fontes”, explica Filipe Moreira.

Foi idealizada para a prática de BTT “todo o ano, mesmo com muita chuva”. “Já foi testado e melhorado nos locais que eram menos próprios”, assegura o responsável. A garantia para quem aparecer é que vai conhecer locais incríveis.

Como são, de resto, os 11,5 km da Rota das Fontes, que dá a conhecer os fontanários da freguesia, e os 9,5 km da Rota da Mata, que visita as matas da região. São ambas percursos circulares que começam no Parque de Lazer da Sapateira, na Bidoeira de Cima e dão acesso à Rota da Ribeira das Carpalhosas. “O objetivo é precisamente unir todas as rotas para ser possível a transição entre elas. Estão marcadas por placas feitas por nós à mão, a custo zero.”

Mas a Filipe Moreira não faltam ideias para novas rotas, “sempre” na sua amada freguesia, sempre com o objetivo de ajudar a promover a atividade física. “Adoro a natureza, faço o que gosto e não estou à espera que façam por mim. Gosto que as pessoas façam exercício e conheçam os encantos da Bidoeira.”

Para este domingo, já sabe. A inauguração da Rota BidoTT será composta por uma caminhada de 11 km e duas provas de BTT, de 29 e 40 km. As partidas são às 8:30 horas, sendo que as inscrições começam uma hora antes. A verba angariada com as inscrições contribuirá para a preservação do traçado.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário