O futebol é avaliado como se de um hotel se tratasse e em Leiria há dois quatro estrelas (e até um seis)

Um talento pode aparecer em qualquer canto e é fundamental que, onde quer que esteja, tenha as melhores condições possíveis para a prática de futebol e de futsal.

É por isso que nos últimos anos tem sido implementado pela Federação Portuguesa de Futebol um processo de certificação de entidades formadoras, ciente da importância que um bom trabalho nos escalões de formação tem para o futuro destas modalidades no país e das seleções nacionais.

Os clubes têm de obedecer a uma série de critérios, desde as condições físicas e técnicas de treino, passando pela metodologia, organização, planeamento, orçamento, recrutamento, ou pelo acompanhamento médico, psicológico e escolar dos atletas.

A existência de desfibrilhadores e do registo criminal de todos os envolvidos na agremiação ou o nível académico dos treinadores são alguns dos inúmeros pontos analisados pela comissão de avaliação.

É dada tanta importância a esta ferramenta que desde a época que agora termina só foi permitida a participação nos campeonatos nacionais a clubes com o processo concluído e o mínimo de três estrelas averbadas.

No entanto, as entidades formadoras certificadas com este nível também garantem vários benefícios. O maior dos quais é poder celebrar contratos de formação desportiva, que lhes permitirá receber as mais-valias de eventuais transferências de atletas talentos formados no clube.

No fundo, explica Manuel Nunes, presidente da Associação de Futebol de Leiria, o processo permite “corrigir lacunas e superar debilidades”, indo ao encontro do que a “legislação exige”. O caminho para a excelência é só um: cumprir estas regras.

Ora, no concelho de Leiria, há dois clubes que foram uma vez mais distinguidos com quatro estrelas: o Leiria e Marrazes e a União de Leiria, ambos em futebol masculino. “Cada um que tire as ilações que quiser. É um processo”, diz Manuel Nunes.

Em 2023/24, curiosamente, ambos terão as três equipas de formação a disputar os campeonatos nacionais de juniores (sub-19), juvenis (sub-17) e iniciados (sub-15).

A nível nacional, apenas Sporting, Benfica, FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, FC Famalicão, Rio Ave e Nacional alcançaram as cinco estrelas.

A Academia CCMI também merece destaque, pois recebeu três estrelas enquanto entidade formadora de futebol, tanto no futebol masculino como no feminino, o que comprova o trabalho incomum feito pelo clube na promoção da igualdade de género.

Acima do clube de Leiria, com quatro estrelas no futebol feminino, foram avaliados seis clubes: Sporting, Benfica, Sporting de Braga, Feirense, Escola Hernâni Gonçalves e Valadares Gaia.

Há ainda a destacar o CCR Telheiro, o único do concelho a chegar às três estrelas no futsal masculino. A União de Leiria, o Clube Desportivo da Caranguejeira e a União da Serra são certificados tanto no futebol como no futsal masculino.

“Claro que um pai, quando está a escolher um clube para o filho ou filha, vai reparar nestas avaliações. Dá-lhe segurança, porque atesta que é um clube bem organizado, segue bons preceitos, os treinadores têm qualidade, existe nutricionista e fisioterapeuta, desfibrilhador e que as instalações têm qualidade”, explica Manuel Nunes.

Clubes certificados no concelho de Leiria

Futebol masculino
Sport Clube Leiria e Marrazes: 4 estrelas
União Desportiva de Leiria: 4 estrelas
Academia Desportiva CCMI: 3 estrelas
Grupo Desportivo e Recreativo Boavista: 3 estrelas
Grupo Recreativo Amigos da Paz (GRAP): 3 estrelas
União Desportiva da Serra: 3 estrelas
Clube Desportivo da Caranguejeira: 2 estrelas
Costifoot – Associação Academia Desportiva e Cultural: 2 estrelas
Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Unidos: 2 estrelas
Grupo Desportivo Santo Amaro: 2 estrelas
Motor Clube: 1 estrela
BolaTangente: Centro Básico de Formação em Futebol (CBFF)

Futebol feminino
Associação Academia Desportiva CCMI: 3 estrelas

Futsal masculino
Centro de Convívio e Recreio do Telheiro: 3 estrelas
Centro Popular e Recreativo da Pocariça: 2 Estrelas
União Desportiva de Leiria: 1 estrela
União Desportiva da Serra: 1 estrela
Associação Cultural e Recreativa do Arnal: CBFF
Associação Desportiva Amigos da Ribeira do Sirol: CBFF
Associação Desportiva e Recreativa de Barreiros: CBFF
Clube Desportivo da Caranguejeira: CBFF

Comentários

  • Wai rock ah lima
    16 Junho, 2023 @ at 00:27

    Parabens, pelo grande trabalho e ter alcansado o objectivo

Adicione um Comentário