Equipa de Formula Student de Leiria debruça-se sobre eficiência energética e automação da condução

Foi com um misto de sensações que a equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria (FSIPLeiria) voltou à competição, desta vez em Itália, onde apresentou um veículo com um sistema de combustível mais eficiente e dinâmico do que os tradicionais, capaz de reduzir a pegada ecológica através de downsizing do motor e da utilização de biocombustíveis.

Esta prova entre estabelecimentos de ensino superior de todo o mundo, que decorreu no Autódromo Ricardo Paletti de 13 a 17 de julho, dividiu-se em duas componentes. A primeira foi a componente estática, onde foram avaliados o projeto de engenharia e o plano de negócios, “com resultados aceitáveis para equipas estreantes” neste contexto.

Depois, correu pior. Os testes dinâmicos, onde se realizam corridas de sprint e de endurance, tiveram um sabor amargo para os leirienses. É que devido a um imponderável, a equipa não pôde partir.

“Tivemos a infelicidade de termos sofrido um problema na suspensão, devido a um defeito num dos braços da suspensão traseira, quando testávamos para a primeira prova dinâmica e os danos causados simplesmente não eram reparáveis em Itália devido à indisponibilidade dos recursos necessários”, explica o líder da equipa de 31 elementos de diversas áreas curriculares, como engenharia automóvel, engenharia mecânica, engenharia eletrotécnica, gestão e comunicação.

Equipa de Formula Student é composta por elementos de diversos cursos de ensino superior do Politécnico de Leiria

Ainda assim, a equipa de Leiria terminou a competição no 18.º lugar, uma posição que, segundo Henrique Amaral, “poderia e certamente seria melhor se tivesse havido a oportunidade de participar nas provas dinâmicas”.

Ainda assim, os elementos olham com satisfação para o trabalho feito. “Tendo em conta que foi a primeira vez que esta equipa FSIPLeiria esteve presente numa competição, podemos fazer um balanço geral positivo da nossa prestação. Foi uma enorme conquista termos conseguido chegar a uma competição internacional com um veículo construído por nós.”

Como nisto das corridas não há tempo a perder, as atenções estão já centradas na próxima edição, com os membros mais recentes focados na organização e no desenvolvimento de um carro de corrida elétrico.

“Com o aparecimento das novas tendências do mercado automóvel, como o desenvolvimento de motores de combustão interna mais eficientes e a eletrificação, surgiu a necessidade de aprender novas práticas e conceitos. Este veículo que esteve em competição em Itália começou a ser projetado em 2020 com o objetivo de criar um sistema mais eficiente e dinâmico e com menor pegada ecológica.”

Outro foco para o trabalho da FSIPLeiria é a automação do Formula. “Estão a ser desenvolvidos projetos de implementação de sistemas de condução autónoma que permitirão a participação em eventos onde o piloto humano é substituído por um computador.”

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