Leiria coroou, durante o passado fim de semana, os melhores atletas nacionais do escalão de esperanças (sub-23), sendo que três deles representam clubes de Leiria.
A começar por Joana Pontes, do Leiria Marcha Atlética Clube, que se sagrou campeã nacional dos 10.000 metros marcha (50:20.39 minutos).
Da Juventude Vidigalense, Carlos Malaquias foi o primeiro no lançamento do martelo (53,32 metros) e Tomás Rodrigues triunfou no lançamento do peso (15,11 metros). Foi ainda terceiro classificado no disco (41,72 metros).
Este clube de Leiria, de resto, alcançou uma vez mais lugares no pódio coletivos. O Sporting foi campeão nacional de esperanças em masculinos e femininos, e o Benfica foi segundo em ambos os géneros.
As medalhas de bronze, tanto no setor masculino como no feminino foi conquistado pela Juventude Vidigalense.
É o 11.º pódio coletivo consecutivo masculino, equipa que já soma 13 medalhas e um título, conquistado em 2008.
Já o grupo feminino subiu ao pódio pela décima temporada consecutiva, num total de 11 medalhas.
A Juventude Vidigalense é, em ambos os géneros, o terceiro clube mais medalhado, apenas atrás de Sporting e Benfica.
Proeza que repete nos vários escalões etários, como comprova o facto de este ano ter somado, em simultâneo, os títulos coletivos masculino e feminino em sub-18.
Estes resultados são conseguidos devido ao trabalho transversal e à profundidade do plantel. Este fim de semana, subiram ainda ao pódio individual Raquel Gomes, segunda no disco (45,36 metros) e Bruna Santos, medalha de bronze no salto com vara (3,00 metros).
Foram ainda medalha de bronze Paulo Soares nos 400 metros barreiras (53,97 metros), Inês Carreira no peso (12,68 metros) e ambas as estafetas de 4×400 metros. A masculina de 4×100 metros também obteve o terceiro lugar.
Fotos: Marcelino Almeida/FPA