Final Four da Allianz Cup regressa a Leiria pela sexto ano consecutivo

Chegou a notícia por que tanto se esperava: Leiria foi escolhida para receber a Final Four da Allianz CUP pelo sexto ano consecutivo. O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa será, pois, o palco das decisões da Taça da Liga, em futebol, reforçando uma ligação construída com rigor, entusiasmo e um compromisso que vai além das quatro linhas. A edição 2025/26 culminará em janeiro, com as meias-finais e a final a acontecerem, novamente, em solo leiriense.

Ao todo, será a sétima final disputada em Leiria. Às cinco Final Four consecutivas — entre 2021 e 2025 — junta-se ainda a final de 2014, entre Benfica e Rio Ave. É uma sequência que confirma o lugar especial que a cidade conquistou no calendário do futebol profissional português.

O Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, diz estar “muito satisfeito” pelo facto de o concelho receber mais uma edição da Allianz Cup no Estádio Municipal. “Trata-se de um regresso que nos honra e que reforça a posição de Leiria como palco privilegiado para acolher grandes eventos desportivos, com dimensão nacional e projeção internacional.”

O autarca, que agradece a “confiança renovada”, garante que o empenho será, como sempre, total. “À semelhança das cinco edições anteriores, voltaremos a garantir todas as condições para que esta prova volte a decorrer com a excelência e a segurança que os clubes, os adeptos e a organização da Liga Portugal merecem.”

Contudo, há mais em jogo do que meros 90 minutos de bola a rolar. “A Allianz Cup representa impacto económico, visibilidade mediática, envolvimento comunitário e orgulho territorial”, explica Gonçalo Lopes.

Este é, de facto, um evento com grande importância para o concelho de Leiria e a edição do ano passado voltou a elevar a fasquia, batendo todos os recordes. Foi a mais assistida desde a criação do modelo atual da Final Four, em 2016/17. com mais de 60 mil adeptos a passarem pelas bancadas do Magalhães Pessoa ao longo dos três jogos.

Um número que ajuda a explicar o impacto económico registado: segundo um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing, a prova gerou um retorno de 16 milhões de euros. Um crescimento superior a um milhão face ao ano anterior.

O palco está decidido e também já são conhecidas as oito equipas que vão disputar os quartos de final, em dezembro. Aos seis primeiros classificados da 1.ª Liga  da época transacta — Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga, Santa Clara e Vitória SC — juntam-se CD Tondela e FC Alverca, os melhores da 2.ª Liga em 2024/25. Os vencedores garantem presença em Leiria, no arranque do novo ano, para disputar o título de Campeão de Inverno. As meias finais realizam-se no dias 6 e 7 de janeiro de 2025, enquanto a final ocorrerá no dia 10.

A cidade volta a abrir as portas ao futebol e, como sempre, com tudo o que tem para dar.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário