A iniciativa foi do Município de Leiria, recebeu o aval do Instituto Português do Desporto e Juventude e o memorando de entendimento que prevê que os espaços vazios no edifício do IPDJ de Leiria sejam ocupados por associações e clubes desportivos foi assinado na tarde desta terça-feira.
Trata-se, segundo João Paulo Correia, secretário de Estado do Desporto e Juventude, de um “bom exemplo de gestão pública”.
“Os clubes vão ficar com melhores condições para desenvolver a sua atividade”, sublinhou, enfatizando a importância de Leiria ter sido Cidade Europeia do Desporto para o crescimento do número de praticantes federados, dos índices de atividade física e de modalidade praticadas no concelho.
Já o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, explicou que o acordo permitirá “criar condições” para acolher clubes que, atualmente, “não têm a sua sede nas melhores condições”. “Esta é uma oportunidade de podermos, com o IPDJ, rentabilizar este espaço, não do ponto de vista financeiro, mas do ponto de vista associativo.”
“Vai ganhar o Instituto, o município e o movimento associativo, que é uma mais-valia do nosso território”, concluiu Gonçalo Lopes, enfatizando as possibilidades de “cooperação” entre as várias entidades num “ecossistema de empreendedorismo juvenil”.
Vítor Pataco, presidente do IPDJ, admitiu que o edifício está “sobredimensionado para a atual missão” e que o acordo vai colocá-lo “ao serviço da comunidade local, de um conjunto de associações e entidades que podem trazer valor acrescentado”.
Segundo o memorando, é da responsabilidade do Município de Leiria fazer obras de reabilitação e adaptação. No primeiro trimestre de 2024 ficará definidas as intervenções, o modelo de gestão do espaço e as associações que o vão ocupar.
Tina Pinto
27 Setembro, 2023 @ at 13:43Excelente iniciativa!
Vou acompanhando as novidades…
Obrigada!