Os dados divulgados pela Federação Portuguesa de Atletismo colocam a Juventude Vidigalense, uma vez mais, em lugar de destaque.
À frente do clube de Leiria, que em 2022 apresentou 245 atletas federados, estão apenas a Juventude Ilha Verde, de Ponta Delgada, com 494, e o Sporting CP, de Lisboa, com 407.
O trabalho de fundo elaborado pelo emblema fundado por Paulo Reis, que beneficia das condições de treino existentes no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e no Centro Nacional de Lançamentos, vai, contudo, muito para lá da quantidade.
Na verdade, mostrou o cariz competitivo em diversas ocasiões ao longo do ano. A nível individual, o destaque vai para a medalha de bronze arrecadada por Nuno Cordeiro, na prova de 800 metros do Festival Olímpico da Juventude Europeia.
No que concerne às classificações coletivas, a Juventude Vidigalense conquistou cinco títulos nacionais, mais concretamente em juvenis femininos (sub-18) e juniores femininos (sub-20), tanto em pista coberta como ao ar livre, e ainda pelos juvenis masculinos, ao ar livre.
Entre a centena de clubes com mais atletas federados está ainda outro emblema de Leiria. Trata-se do Grupo Alegre e Unido, da Bajouca, que ocupa o 93.º lugar, com 62.
Num ano em que a Federação Portuguesa de Atletismo superou a barreira dos 20 mil atletas, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL), com 1335 federados, é a sexta maior do país, atrás de Lisboa, Porto, Madeira, Coimbra e Aveiro.