Leiria é de todos e para todos

Um concelho onde mais de metade da população pratica atividade física será sempre um bom anfitrião da Cidade Europeia do Desporto. É com isso que todos contam, pelo menos. Impulsionado pela força do movimento associativo, Leiria perfilou-se e ganhou a corrida porque, de facto, tem condições para fazer de 2022 um ano absolutamente inesquecível.

Primeiro, porque mudou muito nos últimos anos. Mudou a urbe e mudaram as pessoas. Hoje, é um eixo prioritário de intervenção municipal. Há mais e melhores espaços desportivos e mais vontade dos cidadãos, que deixaram de viver de costas viradas para o rio Lis e fizeram do Polis o espaço de eleição para o exercício.

Durante o ano, o concelho acolherá cerca de 600 eventos ligados a este fator decisivo para a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis. Serão destinados tanto ao bebé de colo como ao senhor centenário, à melhor do mundo e a uma qualquer curiosa ansiosa por experimentar uma modalidade. Porque Leiria é assim, de todos e para todos, ciente de que os valores do desporto contribuem para uma melhor sociedade.

Haverá provas de forte impacto social que continuam, outras, míticas, que voltam, e também haverá espaço para muitas novidades. Tudo começa com o regresso da tão aguardada final four da Allianz Cup, em futebol, já em janeiro, que trará a Leiria o detentor do título, o Sporting. Já o Benfica, o Santa Clara e o Boavista tentarão roubar aos leões o troféu conquistado no ano passado em pleno Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

A gala de abertura, essa, ocorrerá a 5 de fevereiro, na tenda instalada no largo Papa Paulo VI. O espetáculo promete ter muita inovação,a presença do movimento associativo e muitas surpresas. Servirá para marcar o arranque das atividades regulares, porque a partir de então será “sempre a fundo” até ao final do ano.

O ano é para ficar marcado pela diversidade e pela prática do desporto informal. Haverá, pois, espaço para tudo e mais alguma coisa. Das provas motorizadas ao boccia, passando pelos desportos de combate à esgrima, com muito atletismo, ultimate frisbee, ténis, andebol e natação, entre tantas outras, à mistura.

Um dos regressos saudados é a Taça da Europa de Lançamentos, precisamente em atletismo, que ocorrerá em março. Contará com a presença dos melhores atletas do Velho Continente, mas os vários atletas, como Auriol Dongmo, Irina Rodrigues, Eliana Bandeira, Ruben Antunes ou Tsanko Arnaudov, que treinam diariamente no Centro Nacional de Lançamentos terão as suas hipóteses de alcançar resultados de exceção.

O Leiria Run, a Meia Maratona de Leiria, os 10 km de Monte Real, por exemplo, vão continuar a promover a prática desportiva generalizada, tal como o fenómeno popular da rede de Percursos Pedestres, espalhados pelo ano e pelas freguesias, que este ano começará em Amor. Novidade será a realização de uma corrida de São Silvestre em Leiria, para fechar o ano em beleza. Antes, em outubro, vai regressar à cidade uma prova que deixou saudades: a Resistência Urbana de Leiria, em BTT

Enfim, a diversidade da prática que, de facto, existe no concelho será demonstrada durante todo o ano. A inclusão é outra das apostas do Município, atestada pela construção nas Cortes do primeiro pavilhão inclusivo do país. Por isso, também não podiam faltar no calendário provas internacionais de desporto adaptado.

O derradeiro, mas não menos importante, pilar da Cidade Europeia do Desporto é a formação. Vai ter, por isso, um peso relevante na agenda, que acolherá cinco grandes congressos. Entre eles está o Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, em março, com a presença de grandes nomes do treino desportivo do país.

Muita coisa vai acontecer em Leiria durante 2022, sempre com o objetivo maior de fazer crescer a adesão à atividade física, formal ou informal. “No final do ano, que as pessoas valorizem o desporto pelos valores que transmite”, conclui Carlos Palheira, vereador do Desporto do Município de Leiria.

Aos seus lugares!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário