“Leiria tem condições únicas receber competições e estágios internacionais de pentatlo moderno”

Organizado pelo Bairro dos Anjos, o International Leiria Trophy é uma prova relevante do calendário europeu de jovens de pentatlo moderno. A edição do ano passado, por exemplo, colocou a cidade no centro das atenções.

Acolheu o primeiro evento a nível mundial onde a tradicionalíssima equitação foi substituída por uma corrida de obstáculos, ao género dos Ninja Warriors, a completar o quinteto de disciplinas, com a natação, a esgrima, e o laser run (corrida com tiro).

Este ano, a prova organizada pelo Bairro dos Anjos e que se realiza este fim de semana, mantém o formato, mas apresenta a novidade de ter um acréscimo significativo do número de inscritos. São 125 atletas oriundos de Espanha, Egipto, Irlanda, Itália, Polónia, Suíça e Portugal, 15 deles do clube da casa, e que vão dar tudo para alcançar um resultado de relevo.

As condições, garante Abílio Figueira, são propícias. “O International Leiria Trophy reforça o posicionamento internacional do Bairro Anjos, mas também é um excelente veículo de divulgação das excelentes condições que a cidade tem para a prática desta modalidade”, sublinha o responsável pela modalidade naquele emblema, que acredita que o território tem todas as valências para se tornar num local preferencial de estágios internacionais. O que, de resto, já aconteceu com representações francesas e irlandesas.

“Leiria apresenta condições únicas, pois num raio de 400 metros tem as infraestruturas necessárias para o treino do pentatlo moderno: a piscina e o estádio, que pode albergar a prova de obstáculos, as linhas para o tiro e o espaço para a esgrima. Tanto assim é que um atleta tailandês, de seu nome Phurit Yohuang, faz toda a preparação para os Jogos Olímpicos de 2024 na cidade.”

Destinada aos escalões de sub-15, sub-17 e sub-19, a prova realiza-se no Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos (esgrima), no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria (natação) e no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa (corrida de obstáculos e laser run).

Se puder, vá ver, porque é uma boa proposta de atividade física para os mais novos. “É uma modalidade que, com a sua diversidade, desenvolve um conjunto alargado de competências desportivas, motoras, mentais e culturais. Promove uma atitude comportamental de resiliência e virado para a tarefa. É um processo de construção, a dispersão do treino leva a uma evolução mais lenta, pelo que há sempre coisas a melhorar. Acreditamos que formamos cidadãos melhores”, conclui Abílio Figueira.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário