É o sonho de qualquer atleta e vai ser realidade para 18 elementos dos LizRunners. O Madeira Island Ultra-Trail (MIUT) é a prova onde a montanha beija o mar e atravessa uma floresta endémica de laurrisilva, entre levadas, quedas de água e veredas.
Mas é mais do que uma prova de belas paisagens. É também uma provas fundadoras do recentemente criado World Trail Majors, um circuito que reúne nove das principais provas a nível mundial.
Assente em três fundamentos (diversidade, respeito e identidade), este novo circuito integra competições dos quatro cantos do mundo, desde Hong Kong à África do Sul, e passa pelo arquipélago português em 27 e 28 de abril para uma quinta etapa que levará à ilha milhares de atletas, entre eles uma comitiva alargada do clube de Leiria que anualmente organiza o Xmas Night Trail.
Os LizRunners estarão representados em todas as distâncias: 16, 42, 60, 85 e 115 km. Lino Franco e Gonçalo Ferreira farão a difícil prova principal, que além da distância de três dígitos apresenta estonteantes 7.200 metros de desnível positivo, com subidas aos míticos picos Ruivo e do Areeiro.
Regina Fernandes, que vai participar na prova de 85 km, admitiu “as dificuldades em levar um grupo tão elevado de atletas amadores para um clube com poucos recursos”. “Quando lançámos o desafio a adesão foi muito positiva. Mas esta é também uma oportunidade de os nossos atletas participarem na prova mais ambicionada da modalidade”, explicou a presidente da Direção do clube leiriense.