O Município de Leiria promoveu esta segunda-feira uma homenagem à Juventude Desportiva do Lis, pela subida à 1.ª Divisão de andebol feminino, com uma receção no salão nobre dos Paços do Concelho.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, disse estar “orgulhoso” pelo facto de o clube estar de volta a um lugar que lhe pertence “por direito próprio”.
“Este é um momento histórico para o desporto e em particular para o andebol do concelho. A Juve Lis habituou-nos, sobretudo no feminino, a ter a sua equipa no escalão principal e este facto merece ser registado e elogiado”, disse, considerando o facto de o talento, a dedicação e a capacidade de resolver problemas em equipa como fatores primordiais para o sucesso desportivo.
“É isto que o desporto nos dá, a capacidade de fazer sacrifícios que nos torna mais fortes. Muitas coisas que as atletas gostariam de ter feito tiveram de ficar para trás, mas empenharam-se para alcançar este objetivo, com foco, abnegação e muitas horas de treino.
Gonçalo Lopes agradeceu também à direção, que “vê o andebol de forma profissional” e que ao longo dos anos “tem feito um trabalho extraordinário, apesar das dificuldades”, o que “torna este vitória mais saborosa”, e ao “notável” treinador.
Na cerimónia, a capitã, Patrícia Mendes, agradeceu a homenagem em nome da equipa, enquanto o técnico, Marco Afra, enfatizou o apoio dos adeptos e o suporte dos dirigentes ao longo da época, em Leiria e fora de casa.
Já o presidente da Juve Lis, Joaquim Santos, mostrou-se “grato pelo esforço do Executivo no sentido de apoiar cada vez mais o associativismo desportivo”.