O Município de Leiria promoveu esta segunda-feira, feriado municipal, uma homenagem à União de Leiria, pela vitória na final da Liga 3 de futebol e subida à 2.ª Liga, com uma cerimónia no salão nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se uma festa no Largo da República, onde centenas de adeptos voltaram a aplaudir a brilhante época da equipa leiriense.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, disse que a União de Leiria está de volta a um lugar que lhe pertence, os campeonatos profissionais de futebol, manifestando desejo que em breve se possa repetir a festa de subida de divisão.
“Esta é uma vitória de enorme importância, não apenas para a União de Leiria, mas para o concelho e toda a região de Leiria, e não menos importante para o futebol”, disse, considerando que a adesão que o projeto desenvolvido pela estrutura dirigente conseguiu junto da comunidade demonstrou, sem margem para dúvidas, que “o lugar da União de Leiria é na principal Liga do Campeonato, que muito ficará a ganhar com a presença da nossa equipa e dos nossos adeptos”.
“Basta olhar para os sucessivos recordes de assistências e entusiasmo registados este ano pela União de Leiria, na Liga 3, e comparar com os números da maioria das equipas que disputam a principal prova do futebol nacional para verificar qual é o nosso lugar”, disse, defendendo que as vitórias da União de Leiria não são apenas da SAD ou do Clube, mas de toda a região.
“O futebol representa um dos fatores que oferecem maior notoriedade às regiões, dando um importante contributo para a dinamização da economia, além do papel social que desempenham, enquanto agregador social na construção de um sentido de pertença, de união entre pessoas e fortalecimento da identidade regional”, disse.
Na cerimónia, o capitão da equipa, Diogo Amado, deu voz ao orgulho de todo o plantel pelo sucesso alcançado, enquanto o treinador, Vasco Botelho da Costa, agradeceu o apoio dos adeptos ao longo da época, e manifestou o desejo de que o projeto continue a crescer e a contribuir para a afirmação da União de Leiria, mas também da cidade e da região.
O presidente da SAD, Armando Marques, reforçou o desejo de continuar a aprofundar a ligação entre a União e os leirienses, admitindo o desejo de ver este projeto extravasar fronteiras e afirmar-se como uma bandeira da região Centro.