É já amanhã, dia 20 de maio, que União de Leiria e Os Belenenses disputam no Estádio Nacional, no Jamor, a final da segunda edição da Liga 3.
Os dois finalistas, históricos do futebol português, têm garantida a participação nas ligas profissionais na próxima época e vão disputar o encontro que definirá a melhor equipa do terceiro escalão do futebol português em 2022/23.
São esperados 15 mil adeptos nas bancadas. Os leirienses contarão com um forte suporte naquelas bancadas onde já estiveram numa outra ocasião há precisamente duas décadas, em 2002/03, então para disputar a final da Taça de Portugal perdida para um FC Porto de José Mourinho que tinha acabado de vencer a Taça UEFA.
Helton, Bilro, Renato, Gabriel, Edson, Fernando Aguiar, Leão, Silas, João Manuel, Paulo Gomes e Maciel foram os 11 jogadores escolhidos por Manuel Cajuda, mas não conseguiram evitar a “traição” de Derlei, acabado de rumar das margens do Lis para as do Douro.
Vários autocarros cheios de adeptos vão embarcar na avalanche de apoio ao símbolo do castelo ao peito e haverá um espaço exclusivamente dedicado aos unionistas na Mata do Jamor, onde não faltará muita comida e muito mais animação.
Mas as finais foram feitas para serem ganhas e a festa só ficará completa se Jair, Jordan e Gonçalo Gregório conseguirem fazer balançar as redes contrárias.
O capitão, Diogo Amado, sabe que a expectativa é elevada. “Gostamos de ter esta pressão do nosso lado. É uma forma de nos motivarmos. Em termos coletivos, estamos preparados”, assegurou.
O treinador, que ao serviço da equipa sub-23 do Estoril Praia conquistou todos os títulos que disputou nas duas últimas temporadas, quer manter a senda vitoriosa.
“Espero um jogo difícil, contra uma equipa que nos venceu em nossa casa e que nós conseguimos vencer em casa deles, e um jogo diferente, porque é uma final e discute-se um título, onde um eventual erro pode pagar-se caro”, sublinha Vasco Botelho da Costa, sem conseguir esconder o entusiasmo de ver a sua equipa pisar tão relevante palco.
“É sobretudo um jogo que estamos muito orgulhosos de jogar. Estamos ansiosos por pisar o palco do Jamor. Esperamos muitos adeptos da União de Leiria no estádio, como aconteceu ao longo de toda a época. Se certeza absoluta que vai ser um bom jogo.”
Foto: Joaquim Dâmaso/Região de Leiria