Plataforma de arquitetura mais visitada do mundo destaca Parque Radical de São Romão

A obra de remodelação do Parque Radical de São Romão, inaugurada no último mês do ano passado, despertou a atenção do ArchDaily, um dos sites de arquitetura mais populares do mundo que apresentou, em 2022, números verdadeiramente impressionantes. Teve 17,9 milhões de leitores mensais e contou com cerca de 283 milhões de pageviews por mês.

Pois bem, na passada sexta-feira a plataforma lançada em 2008 dedicou-se a apresentar a obra de recuperação da infraestrutura municipal originalmente inaugurada em 2006. “Fazia parte dos lugares esquecidos da cidade de Leiria, apenas utilizado por crianças e, pontualmente, por praticantes de BMX.”

Com “equipamentos obsoletos, desgaste e degradação, provocados pela intensa utilização e pelo envelhecimento natural dos materiais de construção”, a intervenção tornara-se “imperativa”, de forma a “atender às necessidades dos praticantes de skate, BMX e patins em linha”.

O objetivo do projeto da Arquitectura Viva e da obra da Wasteland Skateparks era “não apenas melhorar as condições de uso, mas também criar um espaço seguro”, mas também promover a “interação entre diferentes faixas etárias” e apoiar o “desenvolvimento sustentável do desporto e do lazer”.

“Priorizou-se a preservação das estruturas existentes, minimizando as alterações morfológicas do parque. Para garantir a segurança dos praticantes e promover a fluidez dos movimentos, anularam-se áreas de risco e minimizaram-se pontos de conflito ou choque entre os mesmos. Foram ainda introduzidos novos elementos para aumentar a diversidade de manobras e controlar a velocidade, sem comprometer a segurança dos utilizadores.”

A intervenção seguiu ainda princípios que visam “garantir a durabilidade, a segurança e a eficiência na gestão e manutenção do parque”. “O objetivo é criar um espaço de referência, tanto em termos técnicos quanto visuais, que atenda às necessidades de todos os utilizadores”, desde os iniciantes aos profissionais.

Um dos destaques do parque, assegura o texto, é “a rampa com desenhos de tijolo”, que “adiciona uma vibração única à experiência de skate”.

“Essa característica, aliada à flexibilidade do espaço e à combinação de diferentes modalidades, torna o Parque Radical de São Romão um destino muito popular”, tornando-o num “espaço comunitário que promove a inclusão e a união através do desporto e do lazer”.

Fotos: Hugo Santos Silva

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário