O jovem piloto leiriense Henrique Cruz voltou a destacar-se no panorama do karting nacional, ao sagrar-se vice-campeão na categoria X30 Super Shifter do Campeonato de Portugal de Karting. Na última jornada dupla, realizada no circuito de Baltar, em Paredes, Henrique Cruz conquistou dois lugares no pódio – um segundo lugar no sábado e um terceiro no domingo –, encerrando a competição com mais um resultado relevante para o seu currículo.
Aos 18 anos, Henrique Cruz já é uma referência na modalidade, tendo acumulado dois triunfos e oito pódios ao longo desta temporada. Depois de ter sido campeão da X30 em 2022, o piloto tem tido participado na categoria mais relevante e entrou em 2024 determinado a disputar novamente o título até à última prova. No entanto, dificuldades técnicas relacionadas com o chassis e os pneus acabaram por condicionar o seu desempenho, impedindo-o de alcançar a vitória final.
“Fomos competitivos em todas as corridas e estávamos muito rápidos nos treinos livres. No entanto, algumas questões com os pneus comprometeram o nosso desempenho nas corridas decisivas. Apesar disso, terminar como vice-campeão nos dois campeonatos – absoluto e sénior – é um bom resultado, embora o nosso objetivo fosse o título”, confessou Cruz. O piloto fez questão de felicitar o seu adversário Rodrigo Ferreira, vencedor da competição, reconhecendo o seu mérito: “Parabéns ao Rodrigo, foi um justo campeão.”
Henrique Cruz tem já os olhos postos no futuro. Além da demonstração de Karting que realizará no evento “Leiria Sobre Rodas”, o jovem piloto vai competir entre os melhores do mundo nas categorias KZ e KZ2, no Campeonato do Mundo de Karting, que terá lugar em Portimão, de 10 a 13 de outubro. “Vamos agora concentrar-nos no Campeonato do Mundo, onde esperamos continuar a dar o nosso melhor e representar Portugal ao mais alto nível”, concluiu.
Com uma carreira em ascensão, Henrique Cruz continua a provar que é uma das grandes promessas do automobilismo português.