Pioneiros regressam à Praia do Pedrógão para mostrar que ainda têm magia nas mãos

Os 30 anos de andebol de praia em Portugal coincidem com outros tantos anos de prática da modalidade na Praia do Pedrógão. Foi lá que tudo começou, numa ideia importada de Itália pelo Académico de Leiria, que vingou e se espalhou por todo o país.

Hoje, os campeonatos nacionais são competitivos, as equipas nacionais brilham nas competições europeias e as seleções nacionais estão entre as melhores das melhores. O andebol de praia é levado mais a sério, de forma profissional, existem escolas de formação, treinos que se realizam durante todo o ano e não apenas no verão.

Mas os resultados que hoje se alcançam só acontecem porque houve um grupo de pioneiros que não deixaram a modalidade cair mesmo nos períodos mais difíceis. Apaixonados pela modalidade, queriam apenas usufruir do jogo pelo jogo, marcar grandes golos, fazer piruetas espetaculares e, sobretudo, divertirem-se com os amigos.

São eles que este sábado vão voltar a vestir as alças, pisar a areia da Praia do Pedrógão, combinar com os antigos colegas e mostrar que ainda são capazes de brilhar. A 2.ª edição do Andebol Legends, evento organizado pelos Raccoons d’Areia, em parceria com o Município de Leiria, vai juntar seis equipas masculinas e três femininas, num evento que promete fazer reviver os bons velhos tempos.

“Não estamos orientados para a competição, mas para a parte lúdica, de convívio e de partilha de experiências, reforçando o papel relevante da Praia do Pedrógão na história desta modalidade”, explica Filipe Oliveira, elemento da organização.

Por isso, já sabe: se quer voltar a ver os primeiros craques do andebol de praia apareça na Arena do Desporto e passe um sábado muito animado.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário