Qualificativa para o Campeonato do Mundo de Pumptrack realiza-se este sábado na Loureira

Principalmente ao entardecer, os miúdos chegam, de bicicleta ou skate, de patins ou trotineta, prontos para fazer uns malabarismos. Muitos deles acompanhados pelos pais, que observam, encantados, os progressos dos garotos. Tem sido assim desde que a pista abriu, no início do ano, com uma grande afluência.

A Pumptrack da Loureira tem sido um forte aglutinador da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça. Leva mais gente à terra e tem proporcionado mais e melhor prática de atividade física e desportiva aos locais.

Foi precisamente esse o objetivo de João Maia, Filipe Ribeiro, Maria Filipa e Bruno Ribeiro quando, um dia, decidiram dar uma nova vida ao Parque de Merendas do Vale Mourão, onde tanto se divertiram enquanto miúdos.

“Tínhamos como objetivo dar vida ao parque e dar a conhecer a Loureira e sentimos que estamos a consegui-lo”, explica João Maia, satisfeito por perceber que a juventude da terra – e não só – tem dado uso à nova infraestrutura.

Mas este sábado, dia 29 de julho, será especial. Vai proceder-se à inauguração oficial da pista com a realização de um evento especial: a Qualificativa para o Campeonato Mundial de Pumptrack, realizada sob a égide da União Ciclista Internacional (UCI).

Pumptrack da Loureira localiza-se no Parque de Merendas do Vale Mourão

Das 9 às 19 horas, haverá sempre bicicletas em movimento, inclusive com uma prova aberta para crianças, com as inscrições no local. As finais arrancam às 17 horas.

Estamos a falar de uma modalidade nova, disputada num circuito fechado, onde os atletas têm o objetivo de aproveitar as lombas e as curvas para ganhar velocidade e, assim, ser o mais rápido possível.

A pista, cuja construção contou com o apoio do Município de Leiria em 85%, mas também da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça e da Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira, é única. A Velosolutions, é uma empresa suíça que não repete projetos.

À Loureira chegam atletas de países como Espanha, Bélgica, Eslováquia e Chéquia, mas também vários portugueses que vão tentar assegurar um lugar na fase final mundial, que decorrerá em novembro próximo, na Argentina. Os quatro primeiros de ambos os géneros asseguram o passaporte, mas apenas os vencedores têm as viagens pagas.

Programa:
Sexta-feira, dia 28 de julho
18 às 20horas: Treino de Elite

Sábado, dia 29 de julho
9 às 10:30 horas: Treino de Elite
10:30 às 13 horas: Prova Aberta Kids
13 às 14 horas: Treino de Elite
14 horas: Inauguração
14:30 às 16 horas: Voltas cronometradas Elite
17 às 19 horas: Provas finais Elite

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário