Tomás Ferreira conquista uma mão cheia de títulos nos campeonatos nacionais de natação

Aos seis meses entrou pela primeira vez numa piscina e de lá já não quis sair. Está tão à-vontade dentro de água como na vida cá fora. “Até parece que já tenho guelras”, diz, na brincadeira. Uma realização pessoal que Tomás Ferreira transforma em grandes vitórias, como as destes últimos dias, em que conquistou não um, não dois, não três, mas cinco títulos nacionais.

É verdade. Com 15 anos acabados de fazer, o nadador do Bairro dos Anjos foi uma das grandes figuras do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos que este domingo terminou em Coimbra. Podia inscrever-se em cinco provas e venceu todas. Conquistou o primeiro lugar do escalão juvenil B nos 200 metros livres, 400 livres, 50 mariposa, 100 mariposa e 200 mariposa.

“A prova correu muito bem. Atingi os objetivos que me tinha proposto. Não foi inesperado, pois já tinha feito as inscrições com o melhor tempo em todas as provas. Por isso, era só manter, mas sabendo sempre que tinha adversários à minha altura e que poderiam fazer melhor que eu”, confidenciou-nos o nadador.

Mas houve mais resultados extraordinários obtidos pelos clubes da cidade. Ainda do Bairro dos Anjos, Sofia Brízida sagrou-se campeã nacional juvenil B nos 200 metros bruços e vice-campeã nos 100 bruços.

Do Clube Náutico de Leiria, Henrique Joaquim sagrou-se campeão nacional nos 50 metros livres e vice-campeão nos 100 livres. Já a juvenil A Beatriz Clara subiu por duas vezes ao segundo degrau do pódio, nos 100 e nos 50 costas, prova onde estabeleceu um novo recorde distrital do escalão, superando o registo que desde 2010 pertencia à olímpica Victoria Kaminskaya.

A júnior Matilde Viana obteve o terceiro lugar nos 1500 metros livres e a estafeta júnior de 4×100 livres, composta por Francisco Simões, Gonçalo Colaço, Afonso Roque e João Moura Francisco ficaram em terceiro lugar e estabeleceram um novo recorde distrital de juniores, feito repetido nos 4×100 estilos.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário