Professores do Politécnico de Leiria lançam livro sobre jogos tradicionais da União Europeia

Já ouviu falar no ligkrin, no platzbahnkegeln ou no il-loghba tax-xixu? Se calhar não, mas o jogo da malha conhece, certamente. E o que têm eles em comum? Bem, são jogos tradicionais, respetivamente do Chipre, da Alemanha, de Malta e de Portugal, e todos eles implicam o arremesso de algo.

Integram, todos, juntamente com mais 23 de outros tantos Estados-membros da União Europeia, o livro Lançar e acertar, diverte-te a jogar!, da autoria de Rui Matos, José Amoroso, Nuno Amaro e Raul Antunes, docentes da Escola Superior e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Apresentada em Coimbra na passada sexta-feira, esta publicação é promovida pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, dinamizada e cofinanciada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pelo Centro de Documentação Europeia de Leiria, sendo também apoiada pelas bibliotecas do Politécnico de Leiria.

Professores Rui Matos, Nuno Amaro e Raul Antunes

“O que nós encontrámos foi, nos 27 países da União Europeia, um jogo, não necessariamente o jogo mais conhecido ou mais icónico [de cada um] desses países, mas que cumprisse um requisito que implicasse lançar alguma coisa e, preferencialmente, acertar com essa mesma coisa em alguma outra”, explicou um dos autores do livro, Rui Matos.

O livro, em formato físico e a cores, contém um jogo tradicional de cada país da União Europeia, com a respetiva explicação (origem, material utilizado, terreno de jogo, descrição e regras) e ilustração para que o leitor, seja em contexto escolar – como veículo de ensino – ou social e familiar, possa interpretar, de forma “intuitiva”, a metodologia de cada jogo e colocá-lo em prática.

Lançar e acertar, diverte-te a jogar! tem 60 páginas, será também editado em formato digital e vai possibilitar realizar atividades práticas, nomeadamente, em escolas, universidades e bibliotecas, proporcionando que as gerações futuras conheçam as brincadeiras de outros tempos.

A ideia foi concebida com o intuito de promover os valores da União Europeia, onde o pluralismo, a tolerância, a justiça, a solidariedade, a não discriminação e a igualdade prevalecem. Atualmente está a ser estudada a possibilidade de traduzir o livro em várias das línguas dos países que integram a União Europeia.

Está previsto, no dia 9 de maio, em Leiria, dinamizar o Dia da Europa, com a realização de quatro dos jogos que constam na obra.

Comentários

  • Luis Manuel Martins
    11 Agosto, 2023 @ at 22:36

    Boa noite

    Como poderei obter essa publicação alusiva aos jogos tradicionais em países da União Europeia?

    Com os meus cumprimentos
    Luís Martins

    • miguel
      14 Agosto, 2023 @ at 16:00

      Boa tarde, caro Luís Martins. Os livros foram distribuídos pelas escolas dos distritos de Leiria e Coimbra. Procure na biblioteca do AEOH que deve encontrar!

Adicione um Comentário