Já ouviu falar no ligkrin, no platzbahnkegeln ou no il-loghba tax-xixu? Se calhar não, mas o jogo da malha conhece, certamente. E o que têm eles em comum? Bem, são jogos tradicionais, respetivamente do Chipre, da Alemanha, de Malta e de Portugal, e todos eles implicam o arremesso de algo.
Integram, todos, juntamente com mais 23 de outros tantos Estados-membros da União Europeia, o livro Lançar e acertar, diverte-te a jogar!, da autoria de Rui Matos, José Amoroso, Nuno Amaro e Raul Antunes, docentes da Escola Superior e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
Apresentada em Coimbra na passada sexta-feira, esta publicação é promovida pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, dinamizada e cofinanciada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pelo Centro de Documentação Europeia de Leiria, sendo também apoiada pelas bibliotecas do Politécnico de Leiria.
“O que nós encontrámos foi, nos 27 países da União Europeia, um jogo, não necessariamente o jogo mais conhecido ou mais icónico [de cada um] desses países, mas que cumprisse um requisito que implicasse lançar alguma coisa e, preferencialmente, acertar com essa mesma coisa em alguma outra”, explicou um dos autores do livro, Rui Matos.
O livro, em formato físico e a cores, contém um jogo tradicional de cada país da União Europeia, com a respetiva explicação (origem, material utilizado, terreno de jogo, descrição e regras) e ilustração para que o leitor, seja em contexto escolar – como veículo de ensino – ou social e familiar, possa interpretar, de forma “intuitiva”, a metodologia de cada jogo e colocá-lo em prática.
Lançar e acertar, diverte-te a jogar! tem 60 páginas, será também editado em formato digital e vai possibilitar realizar atividades práticas, nomeadamente, em escolas, universidades e bibliotecas, proporcionando que as gerações futuras conheçam as brincadeiras de outros tempos.
A ideia foi concebida com o intuito de promover os valores da União Europeia, onde o pluralismo, a tolerância, a justiça, a solidariedade, a não discriminação e a igualdade prevalecem. Atualmente está a ser estudada a possibilidade de traduzir o livro em várias das línguas dos países que integram a União Europeia.
Está previsto, no dia 9 de maio, em Leiria, dinamizar o Dia da Europa, com a realização de quatro dos jogos que constam na obra.
Luis Manuel Martins
11 Agosto, 2023 @ at 22:36Boa noite
Como poderei obter essa publicação alusiva aos jogos tradicionais em países da União Europeia?
Com os meus cumprimentos
Luís Martins
miguel
14 Agosto, 2023 @ at 16:00Boa tarde, caro Luís Martins. Os livros foram distribuídos pelas escolas dos distritos de Leiria e Coimbra. Procure na biblioteca do AEOH que deve encontrar!