Irina Rodrigues está feliz com o quarto lugar que alcançou na prova de lançamento do disco dos Europeus de atletismo de Roma. A recordista nacional, de 33 anos, conseguiu, à sexta presença, a melhor classificação de sempre.
“Sofri tanto de ansiedade nos campeonatos por que passei, e era muito difícil estar aqui, ser feliz e desfrutar da competição, e acho que finalmente consegui. E devo muito isso ao meu treinador Júlio Cirino”, afirmou a leiriense
Atualmente sem clube, Irina Rodrigues alcançou os 62,76 metros que a deixaram à beira do pódio no terceiro lançamento, num concurso em que conseguiu ainda 62,09, no primeiro ensaio, 62,23, no quarto, e 61,28 a fechar.
“Que sensação incrível. Estou tão, tão, tão feliz! O meu grande objetivo era ficar no top 8 europeu e conseguir o quarto lugar é muito bom. Consegui abrir muito bem a prova, com 62,09 e, depois, fui tentando sempre mais, mas fiz um concurso super-regular, sempre acima dos 60 e vários acima dos 62”, reconheceu a atleta formada na Juventude Vidigalense.
Questionada sobre o futuro próximo, com a presença garantida nos Jogos Olímpicos de Paris,com o recorde nacional de 66,60 alcançado em março, a leiriense preferiu ‘saborear’ o resultado de ontem.
“O tempo o dirá. Para já, o que tenho vindo a alcançar e a serenidade com que tenho encarado estes momentos desafiantes fazem valer a pena tudo o que passei nestes 20 anos de carreira — já foram seis Campeonatos da Europa. Também foi isso que tornou possível ser um lugar tão bom. Isto é incrível para uma médica que esteve a trabalhar a semana passada. É muito bom”, concluiu.
A croata Sandra Elkasevic somou o seu sétimo título europeu seguido, com 67,04 metros, enquanto Jorinde van Klinken melhorou o quarto lugar de Munique2022, ao conquistar a prata com 65,99.