O movimento associativo tem esta capacidade magnífica de encontrar soluções onde e quando poucos esperam.
Foi o que aconteceu entre dois clubes do concelho de Leiria que, colaborando, encontraram uma solução conjunta para o diferente problema de cada um.
Se a Academia CCMI precisava de mais um espaço para jogar futebol, já que o campo na Cruz da Areia já não comportava tantas equipas, o Clube Desportivo e Recreativo do Soutocico tinha em mãos um campo de futebol a que já não dava uso.
Os responsáveis de ambos os emblemas falaram durante algum tempo, chegaram a acordo e assinaram um contrato de comodato por 25 anos para a utilização do recinto.
E pronto, depois de 11 longos anos, o Campo de Jogos do Soutocico, agora com um relvado sintético, voltou a ter futebol.
Com duas diferenças: o pelado pejado de ervas daninhas é agora um relvado sintético e o símbolo do clube da terra, que agora se dedica ao basquetebol, foi trocado pelo da Academia CCMI.
Contudo – e é muito importante – o clube da terra mantém a ligação ao recinto e continuará a gerir o parque de merendas, tão importante para a vertente recreativa do emblema.
“Precisávamos de encontrar uma solução, até por sermos uma entidade formadora certificada de três estrelas. Analisámos duas ou três hipóteses na periferia e encontrámos este campo, a cinco minutos do centro da cidade”, explica Renato Cruz, presidente da Academia CCMI.
Com o apoio da autarquia em cerca de 50% do valor da obra, o Campo de Jogos do Soutocico sofreu a intervenção que permitiu a colocação de um relvado sintético e do sistema de iluminação, além da recuperação dos balneários.
No passado domingo, decorreu a inauguração oficial do Parque de Jogos do Soutocico, com a placa a ser descerrada por Gonçalo Lopes, presidente do Município, José Cunha, líder da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, e Helena Brites, presidente da Junta de Freguesia do Arrabal.