A terceira edição da Mostra do Desporto Adaptado do Politécnico de Leiria, que se realiza este sábado, dia 18, vai permitir a experimentação de oito modalidades desportivas adaptadas, como o boccia, a esgrima, o andebol em cadeira de rodas ou carro à vela.
Aberto a toda a comunidade académica e ao público em geral, o evento é organizado pelos Serviços de Ação Social, pelo curso de Pós-Graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados e pelo curso de Licenciatura em Desporto e Bem-Estar do Politécnico de Leiria.
A parte prática decorre de manhã (9h15-12h30), no Pavilhão do Lis, nas Cortes, e à tarde (15h30-17h30) tem lugar a parte teórica, no Auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS).
Depois da recepção aos participantes, às 9h15, será possível experimentar a deslocação num carro à vela adaptado e numa joelette, cadeira que permite a prática de corrida ou pedestrianismo a pessoas com mobilidade reduzida.
Às 10h15 será tempo de os participantes poderem praticar andebol e basquetebol em cadeira de rodas. Uma hora depois será a vez da boccia e da esgrima adaptada, com a manhã a ficar fechada com a experimentação de slalom e tricicleta.
À tarde, a partir das 14h30, tem lugar o workshop Desporto Adaptado que desafios?, no Auditório 2 da ESECS. São oradores convidados Joana Teixeira, gestora da secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto, Isabel Moreira, coordenadora do Sporting para Todos, do Sporting Clube de Portugal, e Raul Antunes, coordenador da pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados, da ESECS.