Aventuram-se de Leiria a Dakar para fazer sorrir as crianças do deserto

Enquanto Ricardo Porém vai fazer o Dakar Rally, na Arábia Saudita, já a partir de 31 de dezembro o amigo Nuno Gouveia de Sousa participa no Sahara Desert Challenge, uma expedição pelos trilhos históricos que o vai levar até… Dakar.

Mas se o primeiro vai para acelerar, ser rápido e tentar ficar o mais à frente possível na classificação final da mais dura aventura de todo-o-terreno do planeta, o segundo vai para divertir-se na companhia de Nuno Órfão, numa missão com uma forte componente solidária.

A partida foi esta terça-feira, de Coruche e, além de Portugal, o Sahara Desert Challenge passará por Espanha, Marrocos, onde já dormem esta quarta-feira, e Mauritânia, para terminar na capital do Senegal. O objetivo? “Ajudar quem mais precisa”, explica o fotógrafo de Leiria.

Pelo caminho, vão parar em algumas vilas para deixar cadernos, lápis esferográficas, borrachas, afiadeiras e lápis de cor. “Temos 300 kits escolares já preparados. O objetivo é, ao longo do caminho, ir deixando melhor os sítios por onde passamos”, enfatiza Nuno Gouveia de Sousa.

Já no destino, em Dakar, querem reforçar os laços já criados com a Associação Humanitária Dakar La Pouponnière, liderada por missionárias franciscanas e que desenvolve um trabalho “muito forte” no terreno.

“Cuidam de crianças até aos três anos, órfãs de pais ou que vivem na rua. Como é um trabalho muito focado em bebés, vamos levar produtos de higiene infantil e alimentícios próprios para crianças destas idades.”

A nona edição do Sahara Desert Challenge pretende recriar os grandes momentos de evasão e aventura do mítico Dakar Rally com custos de participação mais acessíveis e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados.

“Uma boa dose de valentia, espírito de aventura, capacidade de ajudar e boa disposição são ingredientes indispensáveis para empreender a fantástica rota definida para esta travessia”, explica a organização, que garante “pistas incríveis no interior de Marrocos, Mauritânia e Senegal, repletas de paisagens de fazer parar a respiração.”

Foto: Facebook Nuno Gouveia de Sousa

Comentários

  • Palmira Pinto
    30 Dezembro, 2022 @ at 09:35

    Admiro a vossa missão desejo boa viagem e um bom Ano .
    Já vão ter um começo gratificante a ver crianças Felizes a sorrir com as vossas ajudas.🙏❤️
    Beijinhos

  • Manuel Órfão
    30 Dezembro, 2022 @ at 16:20

    O meu filho Nuno Órfão faz parte da comitiva rumo a Dakar junto com mais cerca de cinquenta participantes.
    Nos dias que antecederam a partida, o Nuno com uma satisfação sem limites era velo na preparação e arrumação de bens no Land Rover.
    Desde leite, material escolar, brinquedos, fraldas foram alguns dos bens que estes aventureiros levaram para crianças mais desfavorecidas.
    Sim, uma viagem de aventura e conhecimento sem esquecer as crianças, é um gesto humanitário que a todos vós deve orgulhar e as crianças jamais esquecerão.
    Para toda a comitiva desejo a continuação de boa viagem e um bom ano 2023.
    Um abraço

Adicione um Comentário