A chuva deu uma folga e a edição número 400 das Brisas do Lis Night Run cumpriu-se na noite desta quarta-feira, com o aliciante adicional de às habituais corrida e caminhada se juntar a opção orientação aos (muitos) elementos presentes na comemoração deste número redondo.
Desde 2013 que, chova ou esteja o céu estrelado, perante vagas de frio e noites tórridas, só a pandemia fez parar durante um pouco mais de dois anos, o evento que, literalmente, pôs a cidade a mexer.
E se o convívio sempre foi um parâmetro importante nesta iniciativa da secção Pédatleta do Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL), contribuir para a criação e desenvolvimento de hábitos de atividade física acaba por ser a cereja no topo do bolo.
A edição 400 contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e do vereador do Desporto, Carlos Palheira, que salientaram o impacto que as Brisas do Lis tiveram e têm na melhoria dos níveis de saúde da cidade.
Entre repetentes e as caras novas que todas as semanas aparecem, ao longo destes quase dez anos, entre caminhadas e corridas, estão contabilizadas 172.285 presenças, “mais do que os habitantes de todo o concelho”, frisou a organização.
No total, estes corredores e caminhantes percorreram, todos juntos, 1.228.261 quilómetros, um acumulado que permitia percorrer 3,2 vezes a distância da Terra à Lua e 30,65 vezes o perímetro do nosso planeta.
Todos juntos já correram 172.464 horas, o que “representaria que um só indivíduo teria de correr ou caminhar, sem parar, durante 20 anos” para fazer o que as Brisas do Lis Night Run têm feito desde 2013.
A certeza fica, porém. Estes números vão continuar a crescer, porque enquanto Leiria quiser, o NEL e os inúmeros voluntários que viabilizam este verdadeiro serviço público vão continuar a estar disponíveis, às quartas-feiras à noite, na Praça Rodrigues Lobo, para mais uma corrida ou uma caminhada.