O ano 2022 foi histórico para Leiria, que ostentou o título de Cidade Europeia do Desporto e apresentou uma proatividade crescente, plena de atividade física e espetáculos desportivos. O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, a principal infraestrutura desportiva do concelho, não foi exceção, conseguindo uma dinâmica que há muito não se via.
No total, ocorreram 26 jogos de futebol, sendo que o número total de espectadores atingiu os 186.239. Trata-se do melhor registo dos últimos 18 anos, em termos de público, naquela infraestrutura. Apenas a época do Euro’2004, a primeira em que o Magalhães Pessoa funcionou em pleno após as obras de remodelação, tem valores superiores, com um total de 239.120 espectadores.
O valor alcançado em 2004 é explicado pela forte adesão de público aos dois jogos do Campeonato da Europa – numa altura em que a lotação chegava aos 30 mil lugares devido à colocação de uma bancada amovível no topo Norte – mas também a uma contenda entre as representações principais de Portugal e da Estónia. Os três desafios somam mais de 80 mil espectadores.
Também a União de Leiria, então na 1.ª Liga e a disputar competições europeias, levou mais de 10 mil pessoas às bancadas em sete ocasiões: Gil Vicente, Beira-Mar, Sporting, Lille, Boavista e duas vezes o Benfica.
Já em 2022, o tipo de competições disputadas no Estádio Municipal é mais variado, sendo de destacar a final four da Taça da Liga (Allianz Cup), a Supertaça feminina, finais de competições distritais da Associação do Futebol de Leiria e do Inatel.
Houve ainda jogos de seleções nacionais jovens femininas, partidas em casa da União de Leiria a contar para a 3.ª Liga, e desafios das 1.ª e 2.ª Ligas, e também da Allianz Cup, por clubes que estavam a realizar obras de remodelação nos seus recintos utilizaram o Magalhães Pessoa como domicílio temporário.
Para este resultado, muito contribuiu a realização, pelo segundo consecutivo, da final four da Allianz Cup em Leiria e o facto de, ao longo de 2022, o Benfica ter efetuado quatro jogos no recinto, dois deles – com Sporting e Casa Pia – levando mais de 20 mil às bancadas
O regresso do entusiasmo em torno do futebol da União de Leiria também foi decisivo. Apesar de competir no terceiro escalão, disputou cinco jogos perante mais de 10 mil espectadores.
Foto: Sérgio Espírito Santo