Jogos Olímpicos: participação de leirienses em Paris arranca esta quinta-feira

Em Paris, os Jogos Olímpicos de 2024, oficialmente denominados Jogos da XXXIII Olimpíada, arrancaram na passada sexta-feira, com a cerimónia de abertura, onde o nadador leiriense Filipe Gomes teve a honra suprema de ser um dos porta-estandartes da representação do Malawi, o país que o viu nascer.

O nadador do Clube Náutico de Leiria, que reside na cidade desde os 10 anos, será, também, o primeiro a entrar em ação, já no dia 1 de agosto, quinta-feira, às 10:18 horas, nos 50 metros livres. Apesar de não ser a sua especialidade, já que é um brucista, Filipe Gomes vai participar na prova escolhida pelo Comité Olímpico do Malawi.

Vai competir na quinta série, com nadadores de São Vicente e Grenadinas, Nigéria, Malta, Fiji, Zâmbia e das equipas de refugiados e neutral.

A segunda atleta a competir, será Irina Rodrigues, na sexta-feira, dia 2 de agosto, às 19:20 horas, no grupo B de qualificação de lançamento do disco.

Após o 32.º lugar no lançamento do disco em Londres’2012 e do 25.º em Tóquio’2020, Irina Rodrigues, que não competiu no Rio’2016 por ter sofrido uma lesão já na Aldeia Olímpica, parte com o objetivo de fazer a melhor prestação da carreira, agora partilhada com a medicina, o que confere maior força e honra.

“Vou com a sensação de que estou com uma carreira de 20 anos e isso dá-me orgulho por continuar a ter força para me preparar para outra edição. Depois, pelo facto de ser médica e atleta. Isso também me deixa honrada. O grande sonho é ser finalista”, disse a recordista nacional e quarta classificada nos recentes Europeus.

No dia 8 de agosto, às 9:25 horas, será a vez de Eliana Bandeira entrar em ação na qualificação de lançamento de peso. Quer fazer melhor do que as suas prestações de destaque e desfrutar desta primeira experiência olímpica.

“É um campeonato único, foram 10 anos de preparação. É desfrutar de cada momento desta oportunidade e dar o meu máximo. Se fizer mais 1% do que já lanço, já era bom. O objetivo é melhorar 1% e desfrutar de toda a competição”, considerou a lançadora nascida no Brasil e que reside em Leiria desde 2016.

A b-girl Vanessa Marina vai estar presente na estreia do breaking no dia 9 de agosto, às 15 horas. “Qualquer coisa em Paris vai ser um bónus. Só estes dois anos de qualificação pareciam o Hunger Games, com todos a lutar a toda a hora, em todas as competições, por um espaço, por uns votos, por umas entradas nos Jogos Olímpicos. Espero surpreender e, quem sabe, tirar uma medalha de qualquer maneira.”

Finalmente, o pentatleta tailandês Phurit Yohuang, que prepara desde janeiro a sua participação olímpica nas instalações desportivas do concelho de Leiria e com o pessoal do Bairro dos Anjos, tem as cinco provas divididas por três dias: 8, 9 e 10 de agosto. Sonha “conseguir um lugar na final” do evento.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário