Estão concluídas as obras de manutenção e otimização do Centro Nacional de Lançamentos, infraestrutura municipal dedicada à prática do atletismo gerida pela Juventude Vidigalense desde 2013.
A empreitada, apoiada pelo Município de Leiria em 35 mil euros, contou também com a comparticipação do Instituto Português do Desporto e Juventude, e serviu para requalificar a pista de tartan, com 80 metros e seis corredores, bem como um dos setores de queda do lançamento do peso.
Ambas as estruturas já tiveram plena utilização durante a Taça da Europa de Lançamentos, evento que trouxe à cidade de Leiria três centenas dos melhores lançadores do mundo, nos dias 11 e 12 de março últimos.
Na competição internacional, a pista, que já tinha praticamente duas décadas de desgaste acumulado, foi utilizada para o período de aquecimento dos atletas.
Contudo, esta estrutura tem, também, uma importância superlativa no treino de todo o setor de lançamentos dos atletas do clube de Leiria e dos lançadores internacionais que se preparam naquela infraestrutura, com Auriol Dongmo, campeã mundial e bicampeã europeia de pista coberta, à cabeça.
Esta é, explicou Tânia Vieira, presidente da juventude Vidigalense, uma “boa notícia” para o clube, pois a pista serve como “alternativa para todos os atletas” que habitualmente treinam na pista do Estádio Municipal de Leiria sempre e quando, por algum motivo, não podem aceder à infraestrutura.
Além da possibilidade de efetuar treinos dos setores de velocidade, barreiras e saltos horizontais, pois a pista termina numa caixa de areia, agora também está apto para a prática do salto com vara, pois foi colocada uma calha para esse fim.
Já no setor de queda do lançamento do peso, que foi particularmente apreciado pelos vários atletas da especialidade presentes na Taça da Europa de Lançamentos, a relva foi substituída por pó de tijolo, ficando agora a estrutura dotada de dois semelhantes. Esta alteração permite uma medição mais rigorosa dos lançamentos.
Fotos: ETCLeiria2023/Luís Barreto