Caminhada em Leiria sensibiliza para a deteção atempada do cancro da mama

Leiria recebe este sábado, dia 14 de outubro, às 15 horas, a 13.ª edição da caminhada solidária Pequenos Passos, Grandes Gestos. O Largo Papa Paulo Vi é o ponto de partida e de chegada desta iniciativa, organizada pelo Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, também ele constituído por sobreviventes de cancro da mama.

Visa, por um lado, sensibilizar para a prevenção do cancro da mama e, por outro, apoiar as mulheres a quem foi diagnosticada a doença.

A inscrição, no valor de 5 euros, deve ser feita através do telefone 918 535 441 ou, no próprio dia, a partir das 14 horas, e confere acesso à t-shirt de participante, água e folheto informativo. O valor reverte na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Organizada no âmbito do Outubro Rosa, mês de prevenção do cancro da mama, a caminhada Pequenos Passos, Grandes Gestos realiza-se em simultâneo nas cidades de Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda e Viseu.

Desde a sua primeira edição, em 2010, as caminhadas Pequenos Passos, Grandes Gestos já contaram com a adesão de mais 120 mil participantes e permitiram angariar cerca de 700 mil euros, valor que possibilita a continuidade da missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro nomeadamente através da aquisição de equipamentos essenciais para o diagnóstico do cancro da mama.

De acordo com os dados estatísticos mais recentes, o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo mundo. Em 2020, no nosso país, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de um em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

Diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são, portanto, fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário