Sabia que o Magalhães Pessoa já assistiu à magia de três “Bolas de Ouro”?

Foi a 19 de novembro de 2003. Portugal goleava o Kuwait na inauguração do remodelado Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, com quatro golos de Pauleta, três de Nuno Gomes e um de Figo.

O recinto estava mais do que pronto para acolher o Euro’2004 de futebol, competição que trouxe à cidade alguns dos melhores jogadores do planeta.

Passadas duas décadas da abertura da infraestrutura e já com mais de 350 desafios disputados sobre o seu tapete verde entre jogos de seleções, da União de Leiria, da 1.ª Liga, da Supertaça e da Taça da Liga, o número de craques que já pisaram o relvado a cargo de Nélson Pousos é verdadeiramente impressionante.

Na verdade, já três bolas de ouro jogaram no Estádio Municipal. Luís Figo foi titular no tal jogo de inauguração. Zinedine Zidane jogou pela França frente à Croácia (2-2), em jogo do Euro’2004, a 17 de junho de 2004.

Já Cristiano Ronaldo, que venceu o troféu em cinco ocasiões, jogou seis vezes em Leiria, tendo marcado quatro golos: defrontou a Estónia (4-0) a 8 de setembro de 2004, a Arménia (1-0) a 17 de novembro de 2007, a Macedónia do Norte (0-0) a 26 de maio de 2012, os Camarões (5-1) a 5 de março de 2014, a Bulgária (0-1) a 25 de março de 2016 e a Bélgica (2-1) a 29 de março de 2016.

Mas há mais: Rafael van der Vaart, que defrontou a União de Leiria nas competições europeias ao serviço do Hamburger SV, venceu o Golden Boy em 2003. Thibaut Courtois, que jogou pela Bélgica frente a Portugal, foi eleito o melhor guarda-redes para a FIFA, em 2018.

Ainda no ano passado, também jogaram no Magalhães Pessoa os campeões mundiais Otamendi e Enzo, ao serviço do Benfica, no encontro com o Casa Pia.

São dezenas e dezenas de futebolistas de primeira água e seria difícil elaborar o onze ideal. Por isso, decidimos fazer dois, em jeito de Portugal vs. Resto do Mundo.

Pela equipa das quinas, e puxando a brasa à nossa sardinha, apostaríamos no leiriense Rui Patrício para a baliza. Já a defesa seria composta por Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Nuno Mendes. No miolo teriam lugar Bernardo Silva, Deco e Rui Costa. Já a frente de ataque seria entregue a Figo, Quaresma e Cristiano Ronaldo.

O Resto do Mundo jogaria com Thibaut Courtois entre os postes, Lillian Thuram, Marcel Desailly e Otamendi na defesa, Lucho Gonzalez, James Rodriguez, Zidane e Pablo Aimar na intermediária, e Thierry Henry, Samuel Eto’o e Di Maria no ataque.

Os bancos de suplentes estariam pejados de talento, com Vítor Baía, Diogo Costa, Fernando Couto, Raphael Guerreiro, Fábio Coentrão, William Carvalho, Costinha, João Palhinha, João Moutinho, Matheus Nunes, Nani, João Mário, Rafa, João Vieira Pinto, Nuno Gomes e Pauleta.

E ainda Jan Oblak, Fabien Barthez, Verthongen, William Gallas, Axel Witsel, Alvaro Pereira, Grimaldo, Arturo Vidal, Hulk, Alexis Sanchez, Enzo Fernandez, Ramires Saviola, Benny McCarthy, Robert Pires ou Darwin Nuñez.

Juntá-los, só mesmo na consola, mas dava para um jogo e tanto, não acha?

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário